Notícias | 26 de fevereiro de 2025 | Fonte: CQCS l Manuella Cavalcanti
De acordo com o último relatório da FenaPrevi, o seguro de vida coletivo registrou um crescimento de 4,47% nos prêmios diretos, em comparação com o mesmo período do ano anterior (janeiro e novembro de 2024) e tem se consolidado como um componente estratégico nos pacotes de benefícios corporativos.
Marcell Guimarães, Gerente de Vendas do Canal Corporate da Omint Saúde, destaca que “o seguro de vida coletivo é um produto altamente personalizável, que atende às demandas organizacionais e apresenta um custo baixo diante do benefício que oferece tanto aos colaboradores quanto à empresa”.
Para uma implementação eficaz, o setor de Recursos Humanos deve compreender as diferentes modalidades de adesão e as opções de personalização do produto. Neste sentido, o Grupo explica que as empresas podem optar por duas opções de contratações: o modelo compulsório e o compulsório por elegibilidade.
O modelo compulsório significa que todos os funcionários são automaticamente incluídos na cobertura do seguro de vida coletivo. O modelo compulsório por elegibilidade, por sua vez, quer dizer que a adesão é obrigatória para um grupo específico de colaboradores, de acordo com critérios estabelecidos pela empresa, como cargo, tempo de serviço ou faixa salarial.
O Grupo Omint também explica que o seguro de vida coletivo pode ser escolhido por meio da distribuição do capital segurado, o que garante mais personalização à cobertura desejada: uniforme, em que todos os colaboradores têm o mesmo valor de cobertura; múltiplo salarial, em que o seguro é calculado com base no salário do colaborador multiplicado por um fator definido na cotação, o que permite ajustes de acordo com a remuneração; e escalonada, em que a cobertura varia conforme critérios estabelecidos pela empresa, como nível hierárquico ou faixa salarial.
Diante destas características, é possível dizer que o seguro de vida coletiva apresenta uma capacidade de adaptação conforme as necessidades das empresas, seja pelo modelo de contratação ou pela personalização da cobertura, e, por isso, é, hoje, um diferencial para empresas atraírem e reterem talentos. Aos colaboradores, o seguro de vida coletiva se mostra como uma proteção interessante para garantia de segurança e bem-estar.