Por Cobertura Publicado em 02 out 2020, 13h08
Plano previdenciário do Paraná lança aplicativo que reúne conta digital, telemedicina e cashback em saúde a fim de incentivar o consumo consciente e digitalizar serviços
O setor de previdência complementar no Brasil vem se mantendo confiante nos últimos meses, mesmo diante do cenário de crise ocasionado pelo novo coronavírus. Com a população preocupada em manter uma reserva financeira, principalmente para fins de saúde e aposentadoria, o Banco Central chegou a registrar resultado positivo na captação liquida da caderneta de poupança em R$ 112,6 bilhões, entre janeiro e julho de 2020.
Com tantos reflexos e mudanças nos hábitos de investimento dos cidadãos, a Fundação Copel, entidade sem fins lucrativos que administra planos de previdência complementar fechada e de saúde suplementar, firmou recentemente uma parceria com a Connecty Pay para a contratação da plataforma de telemedicina e das soluções integradas de meios de pagamento da fintech.
Conhecida pelo DNA inovador, a entidade já planejava em 2020 lançar uma plataforma digital que reunisse todos os seus serviços. Com a chegada da pandemia, a fundação, que conta com cerca de 40 mil vidas, procurou a parceria com a Connecty Pay para auxiliar e acelerar a concretização do seu planejamento estratégico que envolve também soluções tecnológicas para gerenciar os processos envolvidos nos serviços prestados pela rede de parceiros, que vai desde médicos e farmácias até alimentação e outros serviços.
A Connecty Pay está desenvolvendo um aplicativo que possibilitará aos participantes da Fundação administrar seus planos de saúde e previdência, agendar e realizar consultas médicas, bem como pagar suas coparticipações de forma totalmente online. Para facilitar e agilizar o processo de pagamento e reembolso dos beneficiários aos prestadores credenciados, os serviços serão disponibilizados no sistema multiuso chamado “Você no Controle”.
Para o presidente da Fundação Copel, Marcos Domakoski, 2020 é o ano em que a saúde está em foco. “Fizemos um planejamento estratégico para a entidade onde cerca de 80% dos projetos estão voltados à saúde. Mais uma vez sendo disruptiva no segmento, lançamos a primeira conta digital de saúde e previdência do Brasil. Essa parceria com a Connecty Pay vai permitir integrar a saúde com a previdência (através do Cashback) e facilitar ainda mais o uso dos planos de saúde pelos beneficiários e parceiros”.
“Queremos oferecer uma solução completa aos nossos beneficiários. Tendo em vista o atual momento que estamos vivendo, dar a possibilidade dos beneficiários e participantes realizarem uma consulta por vídeo conferência e já terem os valores reembolsados digitalmente, facilita muito o processo para o prestador de serviço, para o usuário e para a Fundação, consequentemente. A conta digital é uma inovação neste mercado e, além da facilidade e controle, estamos cumprindo com a nossa responsabilidade social e incentivando a educação financeira”, afirma Glewerson Caron, gerente do Departamento de Competitividade da Fundação Copel.
Com a plataforma de telemedicina, médicos e farmácias poderão utilizar os serviços de pagamentos integrados, oferecendo mais facilidade, agilidade e segurança nos atendimentos. Além disso, os beneficiários poderão agendar exames pelo aplicativo e pedir medicamentos por delivery ou para retirada no estabelecimento. Outra grande vantagem da parceria é que os prestadores de serviço à Fundação poderão utilizar a POS (point of sale) da Connecty Pay e a modalidade de QR Code para efetivar o pagamento dos seus pacientes.
“Nossas soluções de telemedicina com meio de pagamento integrado se encaixaram perfeitamente às necessidades que a Fundação Copel tinha em administrar e gerenciar seus parceiros da área da saúde. Através do aplicativo, vamos conseguir oferecer ainda mais vantagens aos beneficiários e prestadores de serviços. Do ponto de vista de negócio, o projeto também abriu portas para novos credenciados no Paraná. Até o final de setembro, mais de 5 mil estabelecimentos estarão recebendo as POS da Connecty Pay”, afirma Rafael Belon, CEO da Connecty Pay.
Cashback em saúde
Em 2018, a Fundação Copel iniciou um projeto que possibilitava a conversão de parte dos gastos em produtos e serviços, realizados pelos beneficiários nos estabelecimentos credenciados, em aportes na previdência. A iniciativa chamada de Prevcash surgiu com o objetivo de incentivar o consumo consciente dos participantes. Além de poder transferir os valores de Prevcash, acumulados na rede de estabelecimentos da Connecty Pay, para as suas contas de previdência, por meio do aplicativo Fundação Copel – Você no Controle, os participantes também poderão receber de volta parte do dinheiro gasto em serviços e produtos médicos, podendo ser utilizado em novas compras na rede de saúde.
Sendo também um canal de comunicação direto com a Fundação, o aplicativo servirá como cartão digital dos participantes. “Através do cartão digital, o usuário poderá transferir mais facilmente os valores acumulados para a sua previdência. O Healthcash (cashback em saúde) vai permitir que os beneficiários recebam de volta parte do gasto em saúde e apliquem na previdência. Uma forma de estimular a poupança e ainda utilizar a rede credenciada. Escolhemos a Connecty Pay e seus parceiros, pois são empresas que poderão viabilizar esse projeto e fomentar a previdência”, completa Caron.
A conta digital integrada ao aplicativo Você no Controle está disponível para download gratuito nas plataformas iOs e Android. Os estabelecimentos que tiverem interesse em oferecer seus produtos e serviços aos beneficiários da Fundação Copel, poderão entrar em contato com a Connecty Pay para realizar o credenciamento na rede.