Por Vilson Nascimento A Gazeta News Imagem: A Gazeta News
Após 53 dias sem chuva, pelo menos em volume expressivo, um temporal com chuva e ventos fortes destelhou casas e empresas e derrubou árvores, causando vários prejuízos na tarde desta terça-feira em Amambai. Em cerca de uma hora choveu aproximadamente 65 milímetros, provocando alagamento de ruas em alguns pontos da cidade. Em partes da cidade também chegou a cair granizo e objetos como galhos e até pedaços de coberturas de casas atingiram a rede elétrica, provocando um blecaute que deixou a cidade por mais de hora sem energia elétrica.
Danos em residências
Na região da Vila Guape uma casa teve a cobertura totalmente arrancada pela força do vento, porém os moradores saíram ilesos, sofrendo apenas perda de bens. Outra residência situada no Residencial Analy, na saída para Ponta Porã, também teve toda a cobertura arrancada. A moradora estava com sua filha de apenas um ano de idade dentro da casa na hora do temporal, mas mãe e filha acabaram saindo sem nenhum arranhão, porém todos os pertences a família foram danificados por conta da chuva.
Também na região da saída para Ponta Porã, um barracão de uma empresa do ramo de construção teve a cobertura arrancada pela força do vento e um posto de combustível teve parte do forro de PVC danificado pelo vendaval. No final da tarde, o prefeito Edinaldo Bandeira informou que levantamentos preliminares apontavam elevados danos em vários pontos da cidade e em áreas indígenas.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, o subtenente do Corpo de Bombeiros Wilson Vicente Ferreira, em primeiro momento foi realizada a distribuição de lonas às várias famílias que tiveram suas casas destelhadas ou parcialmente destelhadas pelo vendaval, inclusive várias delas na comunidade indígena da aldeia Amambai. Em segundo momento, segundo Wilson Vicente Ferreira, será montado um plano de ação para socorrer efetivamente, com a distribuição de cobertura, às famílias que não tiverem condições de realizar a reconstrução de suas coberturas por meios próprios.
53 dias
Há 53 dias não chovia, pelo menos em volume expressivo, na região de Amambai. A falta de chuva fez atrasar o plantio da soja em pelo menos 22 dias, tendo em vista que o zoneamento agrícola do Ministério a Agricultura para a cultura foi aberto no dia 20 de setembro e também resultou no racionamento de água na cidade. Após o temporal do início da tarde, no final da tarde dessa terça-feira (13) voltou a chover em na cidade e a previsão, segundo o Clima Tempo, é que permaneça chovendo em Amambai e região pelos próximos dias.