A Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) está desativando seu pátio localizado na Avenida Marechal Floriano, que recebia veículos removidos por estarem parados em locais proibidos.
Todos os automóveis que estavam no local estão sendo enviados para um outro pátio na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A medida foi determinada pela administração municipal para contenção de despesas, já que o imóvel é locado e será devolvido ao proprietário.
Todas as semanas são removidos dezenas de veículos, mas ainda restam cerca de 200 no local. Na grande maioria são automóveis com problemas na documentação, excesso de multas ou impostos atrasados, que ao serem apreendidos, são abandonados pelo proprietário.
Os membros da Comissão interna de Seguros Gerais do Sindseg –PR/MS estiveram no local na última quarta-feira (12) juntamente com o representante da Comissão, Luiz Borba, e o diretor executivo do sindicato, Ramiro Dias.
Conforme explicou Borba, a visita foi para conhecer a estrutura, fazer uma aproximação com a Setran para que as seguradoras possam ter as informações dos veículos que são recolhidos. “A ideia é criar um banco de dados único com acesso direto das seguradoras para que assim que um carro seja recolhido ao pátio, as companhias possam saber se não se trata de um veículo segurado com alerta de furto ou roubo”, disse.
As seguradoras podem consultar pela placa do automóvel no site da Setran (https://www.setran.curitiba.pr.gov.br/servicos/remocao-e-guarda) se existe entre aqueles automóveis algum veículo segurado seu, ou seja, que foi indenizado e portanto passou a ser de propriedade da seguradora.
O diretor executivo do Sindseg – PR/MS, Ramiro Dias, explica que o sindicato vai auxiliar nesse trabalho de divulgação para as seguradoras e também pretende apoiar a Setran na remoção dos veículos. “Vamos ver com os nossos associados se viabilizamos guinchos para auxiliar a municipalidade nesse trabalho de remoção, até porque eles têm data para a entrega do imóvel”, afirmou.
Segundo informações do responsável pela Assessoria de Fiscalização da Setran, Éder Rodrigues, o pátio chegou a ter 683 veículos e já foram leiloados 60% deles. “Estamos fazendo leilão dos veículos remanescentes e pretendemos fazer uma licitação para terceirizar este trabalho de remoção e armazenagem, reativando o serviço até o mês de setembro”.
Rodrigues disse que alguns dos carros recolhidos ao pátio foram abandonados pelo proprietário para receber o seguro. “Então temos essa situação de mercado e é importante essa interação para poder avisar a seguradora em tempo hábil de forma que ela possa recuperar esse objeto para destinar ao mercado novamente com poder razoável de venda”, completou.