Os prêmios de seguros alcançaram R$ 271,3 bilhões no período de 12 meses até setembro, uma alta de 3,4% sobre o mesmo período do ano anterior.

Valor Econômico – 15 de Dezembro de 2020

O Valor Econômico destaca que o mercado de seguros atingiu o fundo do poço em abril deste ano, mas desde maio vem apresentando uma recuperação gradual, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). Ao mesmo tempo, o setor espera uma definição sobre o DPVAT ainda em 2020. Os prêmios de seguros alcançaram R$ 271,3 bilhões no período de 12 meses até setembro, uma alta de 3,4% sobre o mesmo período do ano anterior, de acordo com a CNSeg.

Segundo o presidente da entidade, Marcio Coriolano, houve impacto da crise da covid-19 e da baixa taxa de juros. Os números não incluem dados de produtos de saúde nem do DPVAT. “Vemos uma recuperação de vários ramos de seguros. O que começa agora é um processo de demanda da sociedade. O coronavírus despertou um interesse muito grande da proteção através de seguros”, disse o executivo, em entrevista a jornalistas

O desempenho do setor em janeiro e fevereiro foi em linha com o período em 2019, com um grande choque a partir de março. Mas desde maio foi observada recuperação em ramos como rural e de riscos financeiros. Outros setores tiveram retração, caso de automóvel e transporte. “Todos os planos de contingência das seguradoras funcionaram. Durante esse período, não tivemos comprometimento maior dos nossos fundamentos”, afirmou Coriolano.

Para o presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Antonio Trindade, o destino do DPVAT em 2021 deve ser decidido até o fim deste ano. “Estamos conversando com o regulador de se colocar alguma coisa para repor o DPVAT, que é um seguro extremamente importante”, afirmou Trindade. Segundo o executivo, o objetivo é criar um produto que gere concorrência e que não seja um monopólio. Vem sendo noticiado que o governo prepara uma medida provisória para transferir para a Caixa Econômica Federal a gestão do seguro do DPVAT, mas segundo o executivo ainda não há uma definição.