02/06/2017 / Fonte: Feedback Comunicação | foto: Izabela Alves/SindsegNNE
De janeiro a abril deste ano, a Seguradora Líder DPVAT pagou 126.261 indenizações, incluindo os casos de morte, invalidez permanente e despesas médicas. O número chamou a atenção dos presidentes e executivos dos Sindicatos das Seguradoras que estiveram reunidos no Recife (PE), na última sexta-feira, 26, para participar de mais um Encontro do grupo. Nesta edição, capitaneada pelo anfitrião Mucio Novaes, presidente do Sindseg N/NE, o evento contou com a participação de alguns convidados, que puderam fazer apresentações sobre temas de interesse do setor. Na pauta, foram discutidos, entre outros assuntos, o crescente número de acidentes de trânsito e os números recentes da Seguradora Líder DPVAT.
A primeira palestra foi ministrada pelos médicos José Pontal e Antonio Meira, representantes da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). “Medicina de Tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem-estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando também das interações deste deslocamento e dos mecanismos que o propiciam com o homem, visando ao equilíbrio ecológico”, explicou Antonio Meira.
Entre os objetivos da Abramet estão realizar ações e estudos capazes de contribuir tanto para a promoção da saúde como para a prevenção de acidentes no ambiente do trânsito, visando a preservação da vida e a mitigação do sofrimento; colaborar com o Poder Público na concepção, elaboração e aplicação de uma legislação adequada e eficiente relativa à medicina e à segurança de tráfego; e expandir, divulgar e incentivar, em todos os níveis, o conhecimento sobre questões relacionadas à medicina e à segurança de tráfego, desenvolvendo campanhas educativas, isoladamente ou em conjunto com o Poder Público e com outras entidades e associações. Atualmente, a Abramet já conta com parcerias com o Sindseg-SP e com a Seguradora Líder e o Encontro serviu para aproximar a entidade dos demais Sindsegs.
No final da manhã, o presidente da Seguradora Líder DPVAT, José Ismar Torres, apresentou um resumo com os números mais recentes levantados pela entidade. Segundo ele, das mais de 120 mil indenizações pagas, o que chama a atenção é o alto número de acidentes envolvendo motos: quase 80 mil. “Dos mais de 94 mil casos de invalidez, 74 mil foram de vítimas de acidentes com motos. Essa é uma grande preocupação que temos que ter: como reduzir esses números”, questionou.
De acordo com o presidente do SindsegNNE, Mucio Novaes, ficou alinhado no Encontro que serão realizadas ações conjuntas entre os Sindicatos, a fim de colaborar com a redução no número de acidentes, especialmente com motos. “Acreditamos que trabalhar campanhas em rede, em todo o país ao mesmo tempo, vai ajudar a massificar as informações educativas que, com o tempo, ajudarão a mudar essa realidade”, declarou. O planejamento das ações será discutido no próximo Encontro dos Presidentes dos Sindsegs, que será realizado em novembro, na Bahia.