Por Cobertura Publicado em 09 fev 2021, 13h03

Com informações da Associação Brasileira de Psiquiatria, Inteligência Artificial da Amazon chama atenção para doença silenciosa, que pode ser agravada por conta da rotina imposta pela pandemia.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Alexa se uniram para informar e conscientizar sobre a Síndrome de Burnout. Nesta terça-feira, 9/2, a inteligência artificial da Amazon fará um alerta sobre o tema toda vez que os clientes perguntarem “Alexa, tudo bem?”. De acordo com dados do ISMA BR (International Stress Management Association BR), 72% dos brasileiros no mercado de trabalho sofrem de alguma sequela causada por estresse, e 32% têm Burnout. O dado mais surpreendente, porém, é de que a cada 10 pessoas com Burnout, 9 continuam trabalhando e não buscam qualquer tipo de tratamento, seja por falta de diagnóstico, desconhecimento dos sintomas, ou até mesmo pelo estigma que ainda existe em relação à doença. Com a mudança de rotina e o trabalho de casa por conta da pandemia da COVID-19, há praticamente um ano, muitos brasileiros podem estar com Síndrome de Burnout e não sabem.

Todos os dias, quem pergunta “Tudo bem?” pra Alexa, ouve uma resposta diferente, geralmente com uma curiosidade ou um fato. No dia 9, não vai ser só o conteúdo que vai mudar, mas também o tom de voz da inteligência artificial. Alexa responderá: “Oi… ah, tudo bem. Sei lá, acho que, sim, tô bem. Na verdade, estou bem sim. E você, já se perguntou como você está? Porque em tempos de home office, nem sempre a gente presta atenção, mas desânimo e cansaço constante podem ser sintomas da Síndrome de Burnout. Se quiser saber mais sobre isso, me pergunte o que é a Síndrome de Burnout.”

“Grande parte da população sofre com Burnout, mas a maioria ou não percebe – por desconhecer sua variedade de sintomas – ou não trata – por vergonha, ou medo da reação do empregador. Se não tratada adequadamente, a síndrome pode levar a agravamento de doenças mentais como a depressão, o transtorno de humor bipolar, esquizofrenia e outros quadros, que dependem de uma intervenção precoce. Quanto mais falarmos sobre isso, quanto mais educarmos sobre os sintomas, mais chances das pessoas procurarem por ajuda médica e mais chances de realizarmos tratamentos precoces e evitarmos quadros graves”, comenta Dr. Antônio Geraldo Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Os sintomas da Síndrome de Burnout podem variar em grau e intensidade, mas costumam estar atrelados à sensação de esgotamento físico e emocional que se refletem em atitudes negativas como: ausência no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, pessimismo e baixa autoestima. Dores de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma e distúrbios gastrointestinais também são manifestações físicas que podem estar atreladas à síndrome. Em caso de suspeita, como a Alexa bem irá dizer, a orientação é sempre procurar por ajuda médica. A expectativa é que a ação mexa com as pessoas impactadas e encoraje todos a estarem atentos aos sintomas.

As respostas da Alexa foram todas criadas com apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria e estarão disponíveis para clientes que tenham um dispositivo com Alexa, como dispositivos da Amazon, como smart speakers da família Echo e Fire TV Stick Lite, entre outros de diversas marcas, ou que usem o app gratuito Alexa em dispositivos Android e iOS. A iniciativa foi desenvolvida pelas equipes da agência Africa e Alexa com apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria.