3 de agosto de 2017 09:47
O Brasil vive uma crise intensa que se reflete na segurança e hoje passa por uma forte epidemia de roubos de cargas. Segundo dados divulgados pelo secretário de Segurança Pública, apenas no estado de São Paulo houve um crescimento de 23% desse tipo de crime nos primeiros seis meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2016. Esse é o maior aumento registrado em um primeiro semestre desde 2004.De acordo com Salvador Franco, diretor da Visafran Corretora de Seguros, os produtos mais visados são eletrônicos, alimentícios, de higiene e limpeza e produtos químicos – entre os quais os defensivos agrícolas. O Sudeste é o campeão de incidência de roubo, com destaque para o Rio de Janeiro, que começa a perder forma no recebimento de cargas: nos cinco primeiros meses de 2017 foram mais de quatro mil roubos de carga no estado, 27 por dia.“Algumas seguradoras, inclusive, estão excluindo a cobertura securitária para as cargas destinadas ao estado do Rio de Janeiro e também para eventos de roubo ocorrido na cidade carioca. Poucas seguradoras estão operando com o seguro de carga e essas estão selecionando muito os clientes e os tipos de mercadorias as serem transportadas”, afirma Franco.Só na carteira da Visafran, o índice de roubo aumentou em 25% sobre o ano de 2015, embora a empresa tenha tomado providências específicas para evitar golpes. Dentre as atividades estão a implantação de gerenciamento de risco com regras mais rígidas, implantação de rastreadores acoplados com localizadores nas carretas, seleção mais rigorosa de motorista, controle de saída com rotas pré-determinadas.“Tivemos no ano passado um grande número de eventos no nordeste. Para conseguir diminuir estes eventos e, como se trata de uma região com vários estados, fizemos um trabalho com a Policia Federal, Policia Rodoviária Federal e com a delegacia especializada de roubo de carga do estado de Pernambuco. O resultado foi diminuição do número de roubo na região com a prisão de três quadrilhas especializada em roubo de carga e a prisão de 84 elementos”, conta o diretor.A Visafran tem maioria de clientes produtores de café e, por conta disso, a maior incidência de roubos se dá nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A empresa conseguiu observar, porém, que no transporte de café em grãos o que mais acontece é o desvio praticado por motoristas. Em contrapartida, os estados com menor número de roubos são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas e Pará.