JRS – 23 horas atrás
Bruno Alamino, gerente de Subscrição de Marine da Austral Seguradora / Divulgação
Não cessamos de ler os efeitos da pandemia. Nas vidas, relações humanas, negócios. O mundo parou em alguns setores, mas seguiu em outros, como, no caso, o do consumo. Pessoas em casa conectadas em seus computadores e celulares, cliques e compras.
O cenário evoluiu a ponto de termos hoje uma crise de logística no mundo. Essa crise já se anunciava desde antes, quando as economias aquecidas demandavam insumos, produtos, navios e contêineres. E não nos iludamos, a China não é capaz de suprir todas essas necessidades, mesmo com todo o seu poder de produção. Daí, chegamos aonde estamos.
Observando especialmente a falta de contêineres, interessa ao mundo dos seguros como impacta nosso negócio, mexe com a dinâmica do setor. Traz um novo momento porque é preciso proteger toda a cadeia deste fluxo, no vai e vem dos oceanos pelo mundo afora, ou até mesmo como países organizam sua produção.
Queremos pensar nos problemas, como o frete: segundo dados do Insper, em termos mundiais, as tarifas estão 142% mais caras. Tarifas mais caras, produtos mais caros. Carga impactada em seu preço e reflexos nos preços dos seguros. Mas não é esse o cenário que queremos.
A indústria naval evoluiu nos últimos anos, e o mercado de seguros sempre pensa no futuro. Estamos atentos a soluções que possam ajudar o mundo nesse momento de retomada econômica e social (a fala de peças para carros novos é um exemplo), sem ampliar custos que já estão em alta por conta da inflação que cresce em todas as economias.
Uma solução seria termos navios maiores, assim poderíamos atacar de imediato a demanda por espaço no transporte, mas não é viável em curto prazo. Embarcações maiores, movidas a energia sustentável estão no topo das discussões das grandes empresas. A quais diferentes riscos está sujeito, por exemplo, um navio que pode comportar mais de 24 mil contêineres e movido com um novo sistema de propulsão? É algo que o mercado precisa se preparar e acompanhar de perto.
A oportunidade é customizar as apólices para cada caso específico. Cada navio tem uma característica, assim como contêineres, portos e linhas de navegação. A própria carga, já que transportar carros de luxo é muito diferente de levar roupas e acessórios de moda pelo Oceano Pacífico. Customizar é o caminho para proteger mais e melhor.