Por Luciana Maria de Almeida Gomes, conselheira do Sindseg PR/MS e gerente da Porto Seguro

Se fizermos uma pequena pesquisa agora, perceberemos que grande parte das pessoas que estão lendo esse editorial possuem ou conhecem alguém que possui um pet: cães e gatos, não é mesmo?

Eu mesma tenho 2 pets em casa, a Lola e a Malu que são parte da família e são tratadas com todo amor e carinho.

E para ter um pet precisamos nos organizar, pois muitas são as responsabilidades de ter um bichinho em casa: vacinas, banho, tosa, castração, limpeza de tártaros, ração, medicamentos, vermífugos, antipulgas…etc…etc…etc…para ter um lar feliz e um pet saudável.

Nesse editorial vocês irão perceber as grandes oportunidades desse mercado em expansão.

  1. O mercado Pet no Brasil

O mercado pet no Brasil segue em ritmo constante de crescimento. Em 2019, de acordo com dados do Instituto Pet Brasil (IPT), o país tornou-se o segundo principal mercado do planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em 2020, o Brasil foi para o terceiro lugar, ficando atrás da China, mas ainda registra números impressionantes, mesmo em um ano tão complicado. 

De acordo com projeções do IPT, o mercado deve ter alta de 6% neste ano, o dobro do registrado em 2019. Em números absolutos, isso representa um faturamento de R$ 37,5 bilhões. 

Com exceção da venda de animais diretamente pelos criadores e dos serviços gerais, todos os outros segmentos do setor pet registraram crescimento no faturamento durante o primeiro trimestre de 2020. A comparação leva em conta os três primeiros meses de 2019 e deste ano. No total, o crescimento ficou assim em cada ramo:

 – alimentícios (47,8%)

 – produtos médicos, como remédios e vacinas (18%)

 – serviços veterinários (12%)

Ainda segundo o Instituto Pet Brasil, no Produto Interno Bruto (PIB), os números já correspondem a uma fatia de 0,36%. Isso é maior do que os segmentos de utilidades domésticas e de automação industrial, registra a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Para se ter uma ideia do potencial deste segmento, de acordo com números levantados pelo IBGE e atualizados pelo Instituto Pet Brasil, em 2018 foram contabilizados 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. A estimativa total chega a 139,3 milhões de animais de estimação. Em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais, últimos dados disponíveis quando a consulta foi feita pelo IBGE.

Todos esses números mostram que o mercado pet não apenas sobrevive às crises, mas se fortalece e cresce a cada ano. 

  • Os pets e a família brasileira

Segundo pesquisa realizada pela World Animal Protection, os brasileiros são os que mais têm cachorros em casa. De acordo com os dados, 77% dos tutores de pets têm cães e 94% deles considera os seus animais como parte da família.

Já de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 17% dos animais domésticos no Brasil são gatos. O país é o quarto no mundo em quantidade de pets e o segundo quando consideramos apenas cães e gatos. Outra pesquisa desenvolvida pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Waltham Research Center e com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), 45% dos entrevistados consideram os gatos como verdadeiros filhos.

  • A importância de um seguro para pets

Uma pesquisa feita em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que os gastos com a saúde de animais de estimação ultrapassam R$ 2 mil por ano. Porém, esse número pode ser ainda maior caso o cão ou o gato tenha um problema de saúde crônico. Não há números atualizados da pesquisa, mas basta uma ida ao veterinário para o bolso sentir. Afinal, quase todos conhecem histórias sobre pessoas que precisaram despender uma grande quantia em cirurgias, exames, tratamento e consultas. 

Segundo o Instituto Pet Brasil, os seguros de saúde, em termos de negócios, surgiram para profissionais da área fidelizarem seus clientes. Mas se há alguns anos contratar um plano de saúde para os pets parecia algo exagerado, atualmente o investimento já virou parte do planejamento financeiro familiar.

Na ponta do lápis, contratar um plano de saúde sai bem mais barato do que pagar consultas e procedimentos individuais, pois geralmente isso ocorre sem planejamento. Hoje, os planos disponíveis no mercado oferecem desde serviços básicos, como consultas e exames, até outros mais específicos, como cobertura de parto, implante de microchip e auxílio-funeral. Se somar todos os serviços individualmente, o valor certamente será bem salgado, e diferentemente dos humanos, os animais (ainda) não contam com um hospital público, com exceção de algumas clínicas particulares que fazem ações pontuais e os serviços ofertados por universidades.

  • Health for Pet

Entendendo a importância dos cães e gatos no convívio social, a Porto Seguro foi a pioneira no lançamento de um plano de saúde direcionado a esses pets. A Health For Pet veio de um estudo aprofundado e complexo para elaborar uma cobertura para animais que une qualidade, equipamentos de última geração, atendimento personalizado e uma equipe pronta para proporcionar uma vida mais saudável e feliz aos mascotes e segurança financeira para os tutores.

Diferenciais

Atualmente, a medicina veterinária conta com praticamente todos os recursos oferecidos pela medicina humana. Diferentemente de outros planos do mercado, a Health for Pet inovou em diversas frentes, trazendo serviços como:

PetPhone

Atendimento telefônico 24 horas, com veterinários de plantão. O tutor conta com uma equipe de profissionais treinada e preparada para fornecer informações válidas sobre a saúde do pet para as mais diferentes situações. A Health For Pet foi pioneira em oferecer esse tipo de atendimento no Brasil, o que reflete o compromisso com animais e seus tutores.

PetHome

Serviço exclusivo com uma equipe de veterinários experientes que vai até a casa do cliente para atender os pets com o máximo de profissionalismo e cuidado.

PetClub

Clube de vantagens que oferece diversos descontos em produtos e serviços que não são cobertos pelos planos veterinários, como medicamentos, banho, tosa, hotel, daycare, escolas, alimentação, snacks, acessórios, brinquedos e muito mais. Ao economizar utilizando os serviços dos parceiros PetClub, o cliente rentabiliza o investimento mensal do seu plano, deixando tudo mais barato e vantajoso.

Reppara!+

A Health for Pet Porto Seguro oferece mais segurança para o pet com uma parceria com o Reppara!, assinatura de serviços emergenciais para a casa, como consertos de eletrodomésticos, hidráulicos, elétricos, desentupimentos e chaveiro.

Conforme mencionei no inicio desse editorial , ter um pet além de proporcionar um lar muito mais feliz, temos responsabilidades com esses seres especiais e o seguro Pet vem com uma missão de PREVENÇÃO e cuidado com nossos amiguinhos.

A saúde dos pequenos é algo muito importante, inclusive para a saúde dos adultos que convivem com eles.

Assim como nós humanos nos cuidamos, fazemos exames regulares para nos precaver de algo maior, é nossa responsabilidade como tutores dos pets, também proporcionar esse bem estar e qualidade de vida aos pequenos.

Se você é tutor, procure um corretor e conheça um plano que melhor se adapte a suas necessidades. Seu Pet agradece