A Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) foi fundada em 1993, em São Paulo, com a finalidade de estudar, desenvolver e disseminar o seguro na sociedade. São mais de duzentos acadêmicos de vários estados do Brasil, a grande maioria pessoas oriundas do mercado segurador com serviços prestados ao setor, que se reúnem mensalmente para discutir os diversos ramos de seguro de forma imparcial, sem levantar bandeiras de seguradoras.

A instituição atualmente está sediada no mesmo prédio do Sindseg SP, na Avenida Paulista, em São Paulo. Presidida pelo advogado João Máximo dos Santos, o organograma é composto ainda por vice-presidente, diretores e os acadêmicos, que ao ingressar na instituição, escolhem em qual cátedra (núcleo de estudo) participarão.

Existem 28 cátedras dedicada ao diversos ramos de seguros e assuntos correlatos como, área institucional, ciência atuarial, gerência de riscos, sustentabilidade, entre outros. Os acadêmicos podem participar de mais de uma cátedra e o resultado dos estudos fica disponível no site da ANSP. Entre os diversos eventos promovidos pela entidade, o Café com Seguro é um dos mais tradicionais e aborda com profundidade temas relevantes do momento.

O atual presidente da CNseg Marcio Coriolano é acadêmico da ANSP. No Paraná são sete acadêmicos: João Gilberto Possiede, Renato Follador, Renê Garcia, Robert Bittar, Carlos André, Ileana Moura e Ramiro Dias.

Empossado em abril de 2017, o diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias teve seu trabalho reconhecido e foi convidado no dia 19 de setembro para a Diretoria da Regional Sul da Academia, assumindo a função desde o dia 21 do mesmo mês.

Na próxima semana, Ramiro Dias vai passar a sua visão pessoal do que representa para o Sindicato ter um de seus diretores empossado na Diretoria da ANSP.