Notícias | 24 de abril de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento –  Reprodução / Caminhos Seguros

Há quatro anos, o corretor de seguros Valdemir da Silva decidiu, durante a pandemia de Covid-19, entrar para o universo dos campistas e dos motorhomes e trailers, mas de uma forma diferente, sem deixar de lado sua corretora e seus clientes. Demorou alguns anos, porém, em setembro de 2023, a Caminhos Seguros lançou a primeira corretora itinerante do Brasil.

Sediada em Tangará da Serra, no Mato Grosso, a Caminhos Seguros está no mercado desde 2000, atuando com seguros para automóveis (frotas e individuais), riscos patrimoniais, seguro rural (Maquinários Agrícolas, Equipamentos, Armazéns em Geral), residenciais, produtos saúde, vida e previdência, Responsabilidade Civil Profissional, entre outros. Seu movimento itinerante, entretanto, começou este ano, após Valdemir realizar um mapeamento e selecionar cerca de 20 cidades do interior do MT para levar os serviços. A princípio, a corretora visitará apenas os municípios da região, levando o seguro de cargas.

“Mapeei cidades de potencial e cidades onde as rodovias são mais tranquilas e de fácil acesso. Nessas cidades, eu pretendo ficar de 10 a 15 dias em cada uma delas interagindo com a cidade, a população e as pessoas. Transportadoras e embarcadores, como frigorífico, laticínio e algodoeiras, esse é o meu foco”, explicou Valdemir. Ele contou ainda que o estado possui muitas fazendas, cujo número de funcionários chega a 500, e que os proprietários possuem escritórios e vivem no campo, por isso a intenção é visitar essas pessoas.

O movimento itinerante não é a única ação na qual a Caminhos Seguros está envolvida. Valdemir explicou que, a princípio, sua ideia era criar uma ação social, mas isso mudou após conhecer o Instituto Cuidando do Futuro e decidir se tornar porta-voz do projeto que oferece treinamento para caminhoneiros, onde profissionais qualificados falam sobre as ocorrências de acidentes no país, as imprudências no trânsito e a questão das quadrilhas de roubo de carga. O condutor participante pode ainda ajudar em problemas mais sérios, tendo uma central para denunciar prostituição infantil, por exemplo.

Segundo Valdemir, o seguro de carga é um produto que pode ser levado para todo o país, mas a ideia de expansão ainda está sendo elaborada, pois hoje a intenção é passar pelas cidades, criar um vínculo e formar uma parceria. Inclusive, iniciar um curso sobre o seguro de transporte internacional será a próxima atividade do fundador da Caminhos Seguros. “Penso que são muitas ideias e novidades que vão surgir com o decorrer do tempo desse trabalho que eu vou estar desenvolvendo”, finalizou.