Notícias | 24 de março de 2023 | Fonte: Infomoney

As ações do banco alemão caíam pelo terceiro dia seguido e já perderam mais de um quinto de seu valor até o momento neste mês.

As ações do Deutsche Bank caíam mais de 10% na manhã desta sexta-feira (24), após um aumento nos swaps de default de crédito na noite da véspera com as preocupações sobre a estabilidade dos bancos europeus persistindo.  Às 7h38 (horário de Brasília), a queda era de 11,44%, a 8,27 euros.

As ações do banco alemão caíam pelo terceiro dia consecutivo e já perderam mais de um quinto de seu valor até o momento neste mês.

Os swaps de inadimplência de crédito – uma forma de seguro para os detentores de títulos de uma empresa contra a inadimplência – saltaram para 173 pontos-base na noite de quinta-feira, de 142 pontos-base no dia anterior.

Isso marca o maior aumento de um dia no CDS do Deutsche já registrado, de acordo com dados da Refinitiv.

O resgate de emergência do Credit Suisse pelo UBS, após o colapso do SVB, com sede nos EUA, provocou temores de contágio entre os investidores, que foram aprofundados pelo novo aperto da política monetária do Federal Reserve dos EUA na quarta-feira, com uma alta de juros em 0,25 ponto percentual.

Os títulos Adicionais Tier 1 (AT1) do Deutsche Bank – a classe de ativos que ganhou as manchetes esta semana após os ativos desse tipo do Credit Suisse terem seu  valor reduzido a zero  como parte do acordo de resgate – também caíram fortemente.

O Deutsche lidera as amplas quedas das ações dos principais bancos europeus na sexta-feira, com Commerzbank, Credit Suisse, Societe Generale e UBS caindo mais de 6%.

O Stoxx 600 Banks Index tinha baixa de 4,4% nesta sexta-feira, tornando-o o setor com pior desempenho na Europa.