CQCS – Notícias | 25 de abril de 2023 | Fonte: Insurtalks

Os últimos anos viram uma série de desafios para a economia global – COVID-19 e a guerra na Ucrânia sendo os dois maiores – mas nada parecia diminuir o ritmo da atividade de M&A no mercado de seguros. Muitos países agora estão lutando contra a inflação, que causou uma queda notável na atividade, mas mesmo a inflação levará a oportunidades, principalmente para adquirir negócios a preços potencialmente com desconto.

As origens do boom de negócios estão no rescaldo da crise financeira, com baixas taxas de juros levando os investidores a se voltarem para investimentos alternativos. Houve um aumento notável na atividade de M&A envolvendo seguradoras e intermediários desde 2008, impulsionado por um maior nível de investimento por empresas de private equity no mercado de seguros. O número de negócios no setor manteve-se forte durante este período: o volume global de negócios de seguros aumentou cerca de 3% de 2020 para 2021 de uma posição já elevada.

Os intermediários têm-se revelado particularmente atractivos para o private equity, uma vez que a comissão que geram oferece rendimentos previsíveis, regulares e imediatos sem a necessidade de depositar elevados níveis de capital para suportar o negócio, como seria exigido numa (res)seguradora. Uma característica importante na onda de aquisições de intermediários tem sido a consolidação de intermediários, com vários intermediários apoiados por private equity crescendo por meio de aquisições realizadas em larga escala e no ritmo. No espaço de três anos, um desses intermediários completou mais de 15 aquisições e quintuplicou seus lucros.

O financiamento das insurtechs está acabando?

O investimento em insurtechs veio depois, com o principal aumento ocorrendo pouco antes e durante a pandemia de COVID. As insurtechs conseguiram aproveitar o financiamento disponível de forma relativamente livre, uma situação que mudou rapidamente no último ano. Houve uma queda acentuada no investimento em insurtech neste período e um apetite reduzido para emprestar para o que, em muitos casos, são negócios não lucrativos e sem histórico. Isso levou a inúmeros exemplos de insurtechs lutando para garantir novas rodadas de financiamento. Um resultado óbvio é que muitas dessas insurtechs irão falir, mas suas lutas também as tornarão maduras para uma aquisição, potencialmente a um preço reduzido.

Na corrida pela sobrevivência, esperamos que certos tipos de insurtechs sejam mais atraentes do que outras. Quando a primeira onda de insurtechs chegou, eles foram recebidos por previsões de que as (res)seguradoras e intermediários tradicionais seriam expulsos do mercado por esses recém-chegados, ou pelo menos quando Amazon, Google, Facebook, Apple e companhia entraram posteriormente no mercado.

No entanto, as expectativas de seguro com um clique e de clientes com sinistros pagos instantaneamente não se concretizaram. Em vez disso, as insurtechs e outros entrantes no mercado descobriram as barreiras relativamente altas à entrada, como requisitos de capital, conformidade regulatória e escrutínio regulatório; “mova-se rapidamente e quebre as coisas” não é um mantra para o seguro.

O que vem a seguir para as insurtechs?

As insurtechs inteligentes não tentaram enfrentar os players estabelecidos e transformar completamente a forma como compramos seguros, mas, em vez disso, identificaram áreas discretas para melhoria, geralmente no ‘back office’ ou em partes menos glamorosas da cadeia de distribuição. Talvez sempre devesse ter sido óbvio que os provedores de tecnologia seriam os mais adequados para combater sistemas desatualizados e ineficiências, os quais eram abundantes em um mercado que funcionava apenas em papel (ou, provavelmente apócrifamente, no verso de um guardanapo) por décadas.

É nessas áreas que as insurtechs sem dúvida trouxeram o maior valor para o mercado, e são essas insurtechs que agora estão bem posicionadas para serem adquiridas à medida que o financiamento se esgota. Isso ocorre principalmente porque sua tecnologia pode ser atraente e aplicável em todo o portfólio mais amplo de uma empresa de private equity.

Um desafio potencial para essa previsão está nas taxas de juros elevadas, que, como mencionado acima, causaram a queda dos volumes de negócios recentemente: poderíamos ver o private equity reduzindo o investimento em seguros e, especificamente, em insurtech, à medida que volta aos investimentos tradicionais? Certamente é uma possibilidade, especialmente com muitos intermediários atingindo agora sua segunda, terceira ou quarta rodadas de investimento em private equity. Claro, só há uma maneira de isso acontecer: mais atividades de negociação. Parece que essa calmaria será temporária e que provavelmente teremos uma atividade contínua de fusões e aquisições no mercado de seguros.