Revista Cobertura – Por 87 visualizações – 19/06/2023 as 20:09
Enquanto o setor se prepara para o período mais movimentado do ano, três grandes tópicos surgiram para definir o setor de seguro viagem em 2023: níveis elevados de demanda por seguro, aumento da volatilidade econômica e geopolítica e maiores expectativas dos clientes.
Esses foram os três principais insights do Global Travel Summit, evento anual do Grupo Allianz Partners, realizado recentemente em Paris. O tema principal deste ano foi Uncharted (inexplorado), refletindo as oportunidades emergentes e as incertezas que o setor enfrenta, bem como o próprio crescimento e a expansão do Grupo Allianz Partners. O encontro reuniu mais de 200 participantes presenciais e 1.500 virtuais dos cinco continentes, que além da participação de líderes do setor de viagens e de outros setores, incluiu Jeff Rosenblum, CEO da agência de publicidade Questus e autor de best-sellers do WSJ, e Tyler Brûlé, presidente e diretor editorial da Monocle.
“Pegando a onda”: o retorno das viagens continua apesar das pressões inflacionárias
O volume de viagens continua forte em 2023 e o interesse do consumidor em seguro viagem está bem acima dos níveis pré-pandêmicos. Os dados do Customer Lab da Allianz Partners na Bélgica, França, Alemanha, Itália e Reino Unido mostraram que as intenções de compra de seguro viagem mais do que dobraram entre 2019 e 2022 – de 21% em 2019 para 55% em 2022 para viagens internacionais.
O aumento da demanda contribuiu para o crescimento significativo dos negócios do Grupo Allianz Partners em 2022. O setor de viagens alcançou receitas de € 3,05 bilhões – um aumento de 80% em relação ao ano anterior e o melhor desempenho de todos os tempos da empresa. O número de clientes também permaneceu forte durante os primeiros meses de 2023, marcando um crescimento significativo em relação ao ano anterior.
No entanto, a alta demanda é acompanhada por um aumento significativo nas expectativas dos clientes em relação às suas seguradoras, incluindo o tratamento mais oportuno dos sinistros e maior capacidade de resposta. A reunião de cúpula explorou a necessidade de maior eficiência e de uma experiência perfeita, juntamente com inovações técnicas que proporcionarão mais benefícios de proteção e conveniência por meio da plataforma Allyz, do Grupo Allianz Partners.
Tal contexto foi definido em um cenário econômico e geopolítico altamente complexo. Embora a demanda continue muito forte, o fim do crédito barato e as grandes pressões sobre o custo de vida podem afetar os planos dos viajantes, especialmente quando se trata de gastos discricionários durante as férias.
Joe Mason, Diretor de Marketing e Viagens do Grupo Allianz Partners, comenta: “O aumento das viagens de lazer coincidiu com a alta inflação – especialmente para transporte, alimentação e entretenimento. Avanços rápidos em tecnologia e IA estão ocorrendo mesmo quando os clientes dão mais ênfase ao suporte individual durante momentos críticos. Acrescente à mistura a mudança climática, a escassez de mão de obra no setor de viagens e a volatilidade geopolítica, e 2023 está se preparando para ser um ano muito complexo”.
“Os viajantes de hoje querem mais tranquilidade para realmente explorar o ‘uncharted’ (inexplorado) – novos destinos, atividades e serviços de sua seguradora. É nosso trabalho oferecer isso por meio de produtos de seguro tradicionais e serviços aprimorados, fazendo com que os viajantes se sintam mais seguros e protegidos. O Grupo Allianz Partners continua a atender à crescente demanda, incluindo o tratamento de mais de 72 milhões de casos em 2022, um aumento de quase 13% em relação ao ano anterior. Estamos investindo e lançando novas plataformas digitais para tornar as experiências diárias dos clientes mais simples e rápidas. Também estamos oferecendo o suporte pessoal e altamente especializado que os clientes precisam nos momentos mais difíceis, especialmente quando ocorre uma emergência médica ou de viagem”, pontua o executivo.
Outras tendências que vão moldar o seguro viagem em 2023
Foco em plataformas e tecnologia: as plataformas digitais são uma parte vital do futuro do setor de seguros, com o potencial de aumentar a escala, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.
Importância do contato humano: tão importante quanto a tecnologia digital de ponta é a capacidade de oferecer serviços altamente pessoais e individualizados ao lidar com situações complexas e delicadas, especialmente emergências médicas. O Grupo Allianz Partners lidou com mais de 11 mil evacuações e repatriações médicas em 2022, gerenciando emergências médicas em praticamente todos os países do mundo.
O empoderamento na construção de marcas fortes: o palestrante principal, Jeff Rosenblum, destacou como as marcas mais fortes buscam “capacitar” em vez de “interromper” seus clientes.
A sustentabilidade continua sendo uma prioridade do consumidor – e vai além do clima: apesar do impacto da pandemia e dos recentes ventos contrários econômicos e condições econômicas desfavoráveis, a sustentabilidade é uma prioridade fundamental para muitos viajantes. O insight dos analistas de tendências globais de consumo da Foresight Factory mostra que a preocupação do público com “o que posso fazer para proteger o meio ambiente?” aumentou de 57% em 2020 para 72% em 2022. Mas não se trata apenas de redução de emissões: os consumidores estão cada vez mais focados em outros aspectos, como políticas ambientais governamentais, investimentos sustentáveis e transparência organizacional.