Notícias | 3 de maio de 2024 | Fonte: CQCS | Adriane Sacramento

Operadoras de saúde e seguradoras acompanham e monitoram de forma contínua o índice de sinistralidade. Trata-se de uma métrica fundamental para antecipar ações e evitar transtornos como prejuízos financeiros, perda de competitividade no mercado e impactos negativos para o consumidor final, como bem apontado pela idwall (empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade digital), que desponta com uma plataforma que permite não apenas acompanhar a taxa e evitar altas, mas organizar soluções e detectar fraudes utilizando a inteligência artificial (IA).

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que a taxa de sinistralidade dos convênios de saúde foi de 87,0% em 2023. Isso significa que aproximadamente 87% das receitas provenientes das mensalidades são direcionadas para cobrir as despesas assistenciais.

Para se ter uma ideia de como essa taxa funciona no setor de seguros, no caso dos seguros auto, a média de sinistralidade foi de 58,1% de janeiro a outubro de 2023, segundo o Boletim IRB+Mercado. De maneira geral, as operadoras e seguradoras geralmente consideram uma taxa de sinistralidade entre 70% e 75% como aceitável, segundo a idwall.

A alta sinistralidade pode estar atrelada à questões como doenças crônicas que demandam mais cuidados; segurados com moradias em áreas de risco ou com carros antigos; e/ou referentes a abusos, fraudes e sinistros intencionais, sendo estes últimos riscos um dos problemas que o ecossistema de segurança da idwall também ajuda as empresas a enfrentar.

Mas identificar os riscos deve ser apenas uma parte do constante enfrentamento da sinistralidade. Segundo a idwall, as empresas do setor precisam ir além, e a tecnologia é uma grande aliada, possibilitando a gestão de identidade, uso de IA e análise de dados. Com a plataforma de gestão de identidade centralizada da tech, é possível inovar e conquistar ainda mais espaço no mercado.

A plataforma permite verificar a identidade dos usuários ao longo de toda a sua jornada, desde o cadastro até às solicitações de serviços e ressarcimentos, detectando fraudes, reduzindo riscos e evitando altas taxas de sinistralidade. Entre seus cases de sucesso, a ideal reúne clientes como Bradesco Saúde e SulAmérica Saúde, que conseguiram aumentar o volume de verificações  de segurança, barrando fraudes, e conquistar mais visibilidade da operação e jornada do beneficiário.

Tem interesse em conhecer mais as soluções da idwall? Basta acessar: www.idwall.co.