“São 99 anos de dedicação à defesa, promoção e desenvolvimento do mercado de seguros na sociedade”, foi a frase em que o presidente do Sindseg PR/MS Altevir Prado abriu seu discurso.

Ele agradeceu às autoridades presentes, aos representantes de entidades parceiras, forças policiais e reforçou que a atuação do sindicato “tem como premissa defender os interesses das empresas de seguros associadas, nos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, além de trabalhar pelo desenvolvimento da Indústria do Seguro e zelar pelo bom relacionamento do mercado com os consumidores, demonstrando o quão importante é o mercado segurador para a sociedade”.

Altevir citou dados demonstrando a força do setor, entre os quais, o volume anual de indenizações que, segundo ele, chega à cifra de R$ 500 bilhões e ajuda a amenizar a sobrecarga de demandas da sociedade ao Estado.

Desenvolveu sua apresentação sobre as ações alusivas ao centenário e finalizou conclamando a todos para apoiar essas ações.

Presidente do TJ

Entre as personalidades convidadas a falar no evento, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Luiz Fernando Keppen destacou a satisfação de estar na comemoração do sindicato. Ele lembrou que iniciou sua carreira advogando para as seguradoras União Continental de Seguros e Generali, em meados de 1987. Lamentou a perda de um jurista referência no Paraná na área de direito securitário, o desembargador Munir Karam.

“Nós todos que já trabalhamos nessa área sabemos o quão sérias são as seguradoras brasileiras, muito especialmente aquelas que atuam aqui no Paraná e no Mato Grosso do Sul. De modo que, para nós, é uma satisfação muito grande poder participar dessa grande comemoração, esperando que no ano que vem a gente possa estar juntos, se Deus quiser. Então o que eu peço é justamente isso, uma benção de Deus para essas instituições e fundamentalmente para o nosso sindicato das seguradoras”, disse Keppen, reverenciando também a presença no evento do desembargador Antônio Weitzel e do juiz substituto em 2º grau, Antônio da Costa Neto.

Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba Marcelo Fachinello cumprimentou a Diretoria do Sindseg, as autoridades presentes e convidados e destacou sua vivência com o setor. “Minha irmã é corretora de seguros e trabalha a vida toda nessa área, apesar de sua formação em turismo, é apaixonada pela profissão. Além do mais, todos nós temos alguma coisa segurada e nos sentimos absolutamente protegidos com o trabalho de vocês”.

Fachinello finalizou seu discurso destacando que “a Casa de Leis está absolutamente aberta para, através do sindicato, receber as demandas do setor que precisem de embasamento legal”.

Com a viagem para o exterior do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do vice, Eduardo Pimentel, o presidente da Câmara Marcelo Fachinello assume a prefeitura interinamente nos próximos dias e colocou também o Executivo à disposição das demandas do setor.

Governo do Paraná

O Secretário de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, esteve no evento representando o governador Ratinho Júnior. Ele se disse honrado de estar presente na confraternização dos 99 anos do Sindseg PR/MS, que classificou como um pilar fundamental na estrutura econômica do estado do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

“Nesses quase 100 anos de existência o Sindseg PR/MS tem desempenhado um papel crucial na mitigação de riscos e na promoção da estabilidade financeira para empresas e cidadãos” disse Roveda, destacando que isso não é apenas um serviço, mas também um ato de responsabilidade social.

“O setor de seguros é um termômetro da economia e por isso temos investido (o governo do Paraná) em políticas públicas que proporcionem um ambiente de negócios saudável e seguro. Quero aqui reafirmar o compromisso do governo do estado de trabalhar lado a lado com vocês para garantir que esse setor continue a prosperar. Além disso, estamos vivendo em tempos sem precedentes onde a segurança e a previsibilidade se tornaram ainda mais valiosos. A atuação de vocês é indispensável para a manutenção da ordem social e da estabilidade econômica”.

Roveda finalizou seu discurso destacando os desafios da era digital que se aproxima e parabenizou “todos que fazem parte dessa instituição respeitável pelo trabalho árduo e dedicação ao longo de todos esses anos”.

CNseg

O diretor técnico e de estudos da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg),esteve presente no evento e falou em nome do presidente da Confederação, Dyogo Oliveira. Neto se disse muito contente em estar no Paraná revendo amigos, cumprimentou a diretoria e destacou a força do mercado regional. “Desejo uma grande celebração, o Paraná é uma força econômica e no seguro também. Quero deixar o meu abraço a todos os seguradores e corretores e dizer que já estou ansioso para a festa dos 100 anos. Se a dos 99 está essa maravilha, o aniversário de 100 anos não posso perder. O Dyogo vindo, farei questão de estar com ele na comitiva”, disse o diretor, representando a CNseg.

Corretores

O Sincor PR é um dos tradicionais parceiros do Sindseg PR/MS em eventos e ações em prol do mercado. O presidente Sincor-PR, Wilson Pereira também passou a sua mensagem de congratulação.

“Em nome de todos os corretores de seguros do Paraná, quero parabenizar o Sindseg PR/MS por essa data importante. 99 anos é uma existência que terá muitos anos pela frente. Parabenizamos o Altevir por sua gestão, todos os diretores presentes e todos que fizeram parte da diretoria, nosso reconhecimento. O Sincor PR está presente em vários eventos. Com a união e integração das forças que nós temos no mercado poderemos dar o melhor atendimento para o consumidor de seguros”, disse o presidente do Sincor-PR.

Ele foi sucedido pelo presidente do Sincor MS José Fernando Faracco que também trouxe os cumprimentos dos corretores do estado vizinho. “Nós corretores do Mato Grosso do Sul nos sentimos lisonjeados por estar aqui presentes e parabenizar o Sindseg, entendemos que juntos somos mais fortes”.

Veja os discursos na íntegra clicando no vídeo abaixo.