Notícias | 10 de outubro de 2023 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incorporou ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (lista de procedimentos e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde) dois medicamentos usados para tratamento do câncer. Um para tratar melanoma, tipo mais grave de câncer de pele, e outro voltado ao câncer de endométrio. As informações são do site O Globo.

No último dia 2, a inclusão dos remédios foi aprovada em reunião extraordinária da Diretoria Colegiada. Segundo a ANS, os tratamentos deverão estar disponíveis aos beneficiários de planos de saúde a partir do dia 1º de novembro, de acordo com suas diretrizes de utilização.

As propostas de incorporação ao Rol foram submetidas diretamente à ANS, e passaram por Consulta Pública, além de análise técnica, que utiliza metodologia de avaliação de tecnologias em saúde (ATS), à semelhança de países como Inglaterra, Canadá, Austrália e Alemanha.

Veja os medicamentos que terão cobertura obrigatória:

• Encorafenibe, em combinação com Binimetinibe, para o tratamento de pacientes adultos com melanoma irressecável ou metastático; e
  • Lenvatinibe, em combinação com Pembrolizumabe, para tratamento de pacientes adultos com câncer endometrial avançado.