- Segs – Quarta, 24 Mai 2023 18:11 – Escrito ou enviado por Thais e Silva – SEGS.com.br – Categoria: Seguros
De acordo com pesquisa realizada pela marca de benefícios ao trabalhador da Edenred Brasil, o número de profissionais em trabalho remoto reduziu de 17% em 2022 para 6.5% este ano
Uma pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, com cerca de 1.700 profissionais de todo o Brasil, revelou que a quantidade de trabalhadores brasileiros atuando no modelo home office diminuiu em 10 pontos percentuais no período de um ano. Segundo o levantamento, apenas 6.5% dos entrevistados estão exercendo suas atividades em home office, enquanto em pesquisa realizada pela marca em 2022, o resultado foi de 17%.
De acordo com Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket, o retorno das atividades sociais sem restrições tem feito às empresas reavaliarem os modelos de trabalho que mais se adequam à sua atuação no mercado. “Muitas companhias optaram por manter os colaboradores trabalhando de forma remota, enquanto outras avaliaram que os modelos híbrido ou presencial são mais viáveis às atividades que praticam. Prova disso é que, no período de um ano, a quantidade de profissionais atuando presencialmente subiu de 72,5% para 79%, e no modelo híbrido o avanço foi de 10% para 13.5%”, comenta.
Ainda de acordo com o levantamento, o trabalho presencial é mais comum entre os trabalhadores com mais de 35 anos em comparação aos mais jovens. Enquanto 72% dos profissionais com até 34 anos vão para a empresa todos os dias, entre os mais velhos esse percentual sobe para 82%. Já o home office é praticado por 5% dos profissionais acima de 35 anos e por 9% dos trabalhadores abaixo dessa faixa etária. “Do mesmo modo que os profissionais de diferentes gerações trazem complementariedade de experiências dentro das empresas, há também um desafio dos gestores de ouvir as expectativas de cada um deles para fomentar cada vez mais diversidade e pluralidade em suas equipes e nos negócios”, finaliza a executiva.
Na análise por região, os profissionais do Norte são os que mais atuam presencialmente, com um índice de 94%, enquanto o Sudeste tem a menor quantidade (72.5%) de trabalhadores nesse modelo. As duas regiões também se destacam no levantamento dos outros padrões de trabalho. Enquanto os profissionais nortistas são em menor quantidade na prática dos trabalhos remoto (1,5%) e híbrido (4,5%), os trabalhadores do Sudeste são maioria no home office e híbrido, com 8% e 19%, respectivamente.
Sobre a Ticket
Pioneira na criação do benefício de alimentação ao trabalhador no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 455 mil comerciantes credenciados.
A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.
A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta 52 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e 950 mil empresas clientes, em 45 países.