Bem Paraná – Rodolfo Luis Kowalski | 04/09/2023 às 23:00

Com um feriado prolongado se aproximando, as rodovias do Paraná devem registrar dias bastante movimentados até o final da semana. A previsão é de um movimento até 40% maior nas principais estradas que ligam Curitiba com o interior do estado, o litoral paranaense e o litoral catarinense.

E depois do grave engavetamento registrado na BR-277, na Grande Curitiba, no último final de semana, as autoridades estão alertando os viajantes para a segurança em dias de neblina, quando a visibilidade é baixa.

O engavetamento registrado no último sábado, na BR-277, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), virou um sinal de alerta para quem vai pegar a estrada no feriado do Sete de Setembro. O acidente, que alcançou uma extensão de 600 metros, ocorreu num momento em que chovia e havia formação de neblina na estrada. Cinco pessoas morreram e 11 ficaram feridas em estado moderado ou grave, segundo a PRF.

Para os dias de feriado, há previsão de pancadas de chuva no litoral do Paraná e em Curitiba. Na quarta-feira (6) à noite e na quinta (7) pela manhã, por exemplo, pode haver redução de visibilidade com a formação de nevoeiros na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), informou o Simepar.

A sexta (8) e o sábado (9), contudo, devem ser os dias mais críticos no Paraná. E no domingo, permanece a previsão de redução da visibilidade por conta de chuvas, névoas e garoas na Grande Curitiba.

Recomendações
Em geral, trechos de serra e baixadas estão mais sujeitos à ocorrência de neblina. Ao perceber os primeiros sinais, o motorista deve reduzir gradualmente a velocidade e manter aceso o farol baixo – mesmo durante o dia e acendendo também as luzes de neblina, se o veículo tiver.

Nunca se deve ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento e também é fundamental manter sempre uma distância segura em relação ao veículo que segue à frente (se possível, até ver somente as luzes traseiras do outro carro) e avaliar as condições de segurança (se a neblina estiver densa a ponto da visibilidade se restringir a poucos metros, o motorista deve se orientar pelas faixas laterais da pista até encontrar um local seguro, como postos de abastecimento, para parar e aguardar as condições se tornarem mais favoráveis).

Operações
As Polícias Rodoviárias Federal e Estadual devem lançar amanhã as operações especiais da Independência do Brasil, que reforça a fiscalização nas rodovias federais e estaduais.

Lembrando que no Paraná a sexta-feira ainda é considerado dia útil, já que o feriado da Independência é na quinta. O feriado na sexta vale para Curitiba, por causa da comemoração de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade.

Fluxo nas rodovias começa a subir amanhã

De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, no Contorno Leste e nas rodovias BR-376/PR e BR-101/SC o fluxo de veículos entre os dias 6 e 10 de setembro deve ficar 36% acima do normal, com mais de um milhão de veículos transitando pela rodovia nos quatro dias de feriado.

Já na BR-116, entre Curitiba e São Paulo, a Arteris Régis Bittencourt espera um fluxo 39% acima do registrado em dias regulares.

Para a BR-277, nem a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e nem o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PR) apresentaram uma estimativa de movimento.

Contudo, é natural que haja um fluxo elevado de veículos rumando da Capital para o litoral do Paraná, sendo que as rodovias que cortam Curitiba devem ver o movimento se intensificar a partir da tarde de quarta.

Na quinta (maior movimento das 8 às 14 horas), na sexta e no sábado (das 10 às 18 horas) e no domingo (das 11 às 15 horas) o fluxo de veículos deve ser intenso desde a manhã até de tarde.

Pela rodoviária de Curitiba a previsão é de uma alta de 15% no movimento neste ano em comparação ao ano passado.

Os destinos mais procurados são o Interior do Paraná, com 45% dos embarques, seguido por Santa Catarina (20%), Litoral do Paraná (15%), São Paulo (12%).