Notícias | 24 de março de 2022 | Fonte: CQCS | Sueli Santos
A cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, registra aumento no número de roubo de veículos. O telejornal da cidade, transmitido pelo canal EPTV, fez reportagem falando que o preço do seguro deve ficar mais caro devido ao aumento de roubo de veículos na região.
A reportagem mostra a história do eletricista Thiago de Andrade Justino que teve o veículo roubado junto com as ferramentas de trabalho. “Levei anos para juntar aquelas ferramentas”, disse.
Em 2021, mais de 2 mil pessoas ficaram no prejuízo porque tiveram o carro roubado. “Um aumento de 40% em relação ao ano anterior”, disse a reportagem.
Isso refletiu no valor do seguro que aumentou porque os ladrões roubaram mais e a polícia recuperou menos veículos. “Só 30% dos motoristas recebeu a notícia do carro roubado ter sido encontrado”, apontou a reportagem.
José Marcos Alonso, diretor do Sincor em Ribeirão Preto, disse que o percentual de recuperação é baixo. “Hoje está na faixa de 40% e muitas vezes não é passível de recuperação”, apontou.
Já o especialista em segurança, Guelfo Pescuma, alertou que os motoristas devem colocar o carro em estacionamentos particulares ou locais seguros. No fim, a reportagem esclareceu que o preço do seguro é mais caro para motorista de táxi e de aplicativos com o valor sendo de 35% a 45% a mais na apólice.
A Secretaria de Segurança Pública informou que é importante os motoristas vítimas de roubo registrarem o boletim de ocorrência para que a polícia possam orientar o policiamento.