Revista Cobertura – Por 104 visualizações – 10/04/2023 as 15:43
O governo federal brasileiro tem incentivado cada vez mais o uso de energia solar como uma forma de tornar o país mais sustentável e reduzir os custos de energia para os consumidores. No final de 2022 a energia solar ultrapassou a eólica e se tornou a segunda mais utilizada no país, perdendo apenas para a fonte hidroelétrica. Para estimular ainda mais a transição energética e o crescimento do setor de energia solar, na última semana o governo anunciou a isenção de impostos federais sobre componentes importados para a montagem de painéis fotovoltaicos.
A economia gerada na conta de luz pelo uso de energia solar pode ser significativa. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumidor pode economizar até 95% do valor que pagaria em energia elétrica se optar por instalar um sistema de geração de energia solar. Isso pode representar uma economia de milhares de reais ao longo dos anos, além de ser uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Além disso, no sistema conhecido como Geração Distribuída (GD), o excedente de energia gerado pode ser vendido de volta para a concessionária de energia elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados para abater a conta de luz nos meses seguintes. Apesar das vantagens, muitos brasileiros ainda não estão familiarizados com esta nova tecnologia. Uma das preocupações é a manutenção dos equipamentos, o que pode afetar o desempenho do sistema de energia solar.
“O Brasil oferece condições únicas para o avanço do mercado de energia solar. Mas, embora saibamos que haja um retorno muito vantajoso, o investimento nesses equipamentos ainda é alto e é preciso considerar os cuidados específicos que eles requerem para uma melhor performance e durabilidade. Foi por enxergarmos essa tendência que incluímos os cuidados com painéis fotovoltaicos no nosso seguro residencial”, analisa Emerson Nagata, Superintendente de Negócios e Soluções de Produtos de Danos da Brasilseg, uma empresa da BB Seguros.
O seguro residencial da BB Seguros é personalizável e oferece a uma série de assistências opcionais que reforçam o compromisso da BB Seguros com o meio ambiente e são essenciais para o funcionamento pleno de uma casa moderna, com custo acessível. O grupo “Casa Limpa”, por exemplo, inclui a limpeza de painéis solares, privilegiando o uso de energia de fontes renováveis, além de serviços de limpeza de calhas, ralos, sifões, caixa de gordura, ar-condicionado e caixa d´água.
O serviço ainda dá direito à solicitação de caçamba para retirada de entulhos. Também é possível solicitar o descarte sustentável de móveis e eletrônicos ajuda a reduzir o impacto ambiental causado por peças e componentes destes itens.