As comissões temáticas do Sindseg PR/MS (Patrimoniais, Benefícios e Especiais) reúnem profissionais do mais alto escalão das grandes seguradoras associadas. Entre essas lideranças, Rosângela Spak, foi recentemente promovida e se tornou a nova Superintendente Comercial Vida da Tokio Marine. Aproveitando a oportunidade, a assessoria de comunicação do Sindseg PR/MS conversou com Rosangela para apresentar um pouco de sua trajetória profissional e trazer a sua percepção do mercado de Seguro de Vida no Brasil.
Confira abaixo entrevista exclusiva para o Sindseg PR/MS da Superintendente Comercial Vida da Tokio Marine Rosângela Spak
- Um breve relato de sua trajetória profissional incluindo formação e cargos ocupados.
Sou formada em Administração de Empresas pela FAE Business School, com Especialização em Marketing e Atuária para não-atuários, pós-graduação em Gestão de Seguros pela Funenseg e estou cursando Liderança Estratégica na FAE.
Atuo no mercado de seguros de benefícios desde 1997 e tenho experiência nas áreas de subscrição, operacional, sinistro, treinamento e comercial. Há mais de 15 anos na Tokio Marine, comecei minha carreira aqui como Gerente de Vida em Curitiba e fui expandindo minha atuação no Estado do Paraná e, posteriormente, me tornei Gerente Regional responsável pela equipe comercial do Vida nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e parte do Sudeste (Minas Gerais).
Em 2024, liderei a equipe comercial do Vida focada nos produtos Massificados em todo o Brasil e este ano, em janeiro, me tornei Superintendente Comercial Vida, com o objetivo de contribuir ativamente com a expansão da carteira de Seguros de Pessoas na Companhia.
2. Qual a sua visão do mercado de seguro de vida no Brasil e como o Sindseg PR/MS pode contribuir?
Dados da Fenaprevi mostram que o Seguro de Vida no Brasil tem apresentado um crescimento de 2 dígitos ano após ano. Mesmo antes da pandemia, o volume de prêmio da carteira de Seguro de Vida já havia ultrapassado a carteira do Seguro de Auto e em 2019 ultrapassou também a carteira do Seguro Saúde. No ano seguinte, com a Covid-19, o que mudou foi a conscientização das pessoas sobre a importância de contratar um seguro individual e, enquanto a carteira de Vida como um todo dobrou de tamanho nos últimos 7 anos, o Vida Individual cresceu cinco vezes, aumentando sua representatividade na carteira de Seguro de Pessoas de 8,1% em 2017 para 24,4% em 2024.
E seguimos acreditando no potencial de crescimento deste segmento. Na Tokio Marine, temos investido em soluções inovadoras para atender às necessidades variados perfis e agregar valor aos nossos produtos e serviços para Corretores e Clientes.
Sem dúvida, é um privilégio fazer parte da comissão de benefícios do Sindseg PR/MS, que reúne profissionais do segmento para troca de experiências e ações por meio de vídeos, matérias e podcasts, com o objetivo de desmistificar e tornar o seguro de vida mais acessível à sociedade em geral.
3. Quais serão seus novos desafios dentro da Tokio Marine, as metas e perspectivas?
A estratégia de negócios na Tokio Marine está baseada em 3 grandes pilares: valorização do capital humano; oferta dos melhores produtos e serviços para atender às demandas de corretores, assessorias e clientes; e ampliação da cultura de seguros no Brasil.
Seguindo estes direcionais, hoje contamos com uma equipe comercial especializada em Seguro de Vida, dedicada a prestar um atendimento qualificado, além de capacitar e acompanhar de perto cerca de 43 mil Corretores que nos representam em todo o país.
Isso porque, especialmente quando falamos sobre este segmento, o grande desafio é conscientizar as pessoas sobre a importância de contratar uma proteção adequada às suas necessidades e o Corretor de Seguros exerce um papel fundamental neste processo.
Nosso slogan, “A vida é o que Importa”, embasa nossas ações para promoção de bem-estar e qualidade de vida dos nossos Parceiros, como as corridas patrocinadas em todo o Brasil, e de nossos Clientes, com benefícios que contemplam assistências como telemedicina, psicologia, fisioterapia e consultas com nutricionistas, educadores físico e fonoaudiólogos.
Pensando em oferecer uma proteção completa na carteira de Seguros para Pessoas, em 2024 lançamos o Seguro Funeral + para apoiar os segurados e suas famílias em um dos momentos mais delicados da vida. Com orientação especializada para simular custos do inventário e elaboração da minuta de testamento Vital e Patrimonial por meio de plataforma parceira, este produto busca facilitar a partilha e reduzir os gastos com esses processos para os entes queridos deste segurado.
Tudo isso porque, na Tokio Marine, nosso objetivo é entregar produtos, serviços e ferramentas que facilitem a atuação do Corretor de Seguros, com as soluções alinhadas às demandas de nossos Clientes, impulsionando um crescimento sempre acima da média do mercado.