Sonho Seguro – 24/08/2023 07:58 – POR DENISE BUENO


A seguradora industrial HDI Global SE anunciou um crescimento de dois dígitos nas receitas de seguros e um índice combinado ainda melhor no primeiro semestre de 2023. Os resultados são apoiados por fortes desempenhos nas linhas de responsabilidade civil e imobiliária, bem como pelo crescimento robusto nas carteiras de linhas especializadas.

A filial brasileira da HDI Global conseguiu aumentar significativamente seu portfólio de propriedades e melhorar a taxa de sinistralidade de seu negócio marítimo, informou a empresa em nota. Contribuiu assim para o resultado global positivo da seguradora industrial multinacional sediada na Alemanha, pertencente ao Grupo Talanx.

“Nosso grupo se comprometeu ainda mais com os negócios na América Latina. Estamos felizes em fazer a nossa parte crescendo em termos de prêmio e resultado em relação ao mesmo período de 2022”, afirma Guillermo León, CEO da HDI Global Seguros

“Depois de algumas incertezas no Brasil no início do ano, as perspectivas para a economia estão melhorando rapidamente. Este desenvolvimento deverá ter um impacto positivo no crescimento do mercado segurador e permitir-nos transportar o sucesso do último semestre para o próximo período.”

No mundo, a HDI Global elevou suas receitas de seguros em 10%, para 4,2 bilhões de euros no primeiro semestre do ano, ou 11% após o ajustamento para efeitos cambiais. Este desempenho positivo deveu-se em parte ao crescimento no negócio de propriedades e responsabilidades, bem como a um aumento no negócio de riscos especializados, que gerou receitas de seguros de 1,4 bilhão de euros.

O índice combinado melhorou para 93,1% (94,1), abaixo da meta estratégica de 95%. O resultado líquido de seguros financeiros e de investimento antes dos efeitos cambiais recuou de 103 milhões de euros para 49 milhões de euros. A diminuição deveu-se em grande parte à maior acumulação de juros nas reservas para perdas. O lucro operacional da HDI Global aumentou para 190 milhões de euros (174 milhões antes). A sua contribuição para o lucro líquido do grupo aumentou 22%, de 124 milhões de euros para 152 milhões de euros.