Jornal da Manhã – 18/07/2018 – Por Afonso VernerOs vereadores de Ponta Grossa aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei 126/2018 de autoria do parlamentar Pastor Ezequiel (PRB). A medida busca regulamentar uma punição contra os comerciantes que forem flagrados vendendo produtos roubados, furtados ou contrabandeados. O texto sugerido pelo vereador prevê que em casos do tipo, o comerciante terá o alvará de funcionamento cassado.A proposta de Ezequiel havia sido anunciada durante a visita do presidente da Federação do Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar), Coronel Sérgio Malucelli, no Legislativo. Na visão do presidente da Fetranspar, Estados como o Rio de Janeiro representam o caos para os transportadores. “Só o Rio de Janeiro e São Paulo somam mais de 87% dos casos de roubos de cargas no Brasil; só o RJ soma 69% dos casos do tipo. Por isso, defendemos a criação de uma legislação que não só puna o comerciante que comercializa materiais roubados, como também os trabalhadores do transporte”, disse o presidente da Fetranspar.Na tribuna da Casa de Leis, Ezequiel ressaltou a importância da proposta. “A venda de produtos roubados ou de origem ilícita pode colocar em risco a saúde da população. Além disso, acredito que comerciantes que vendem esse tipo de mercadoria não são pessoas de bem e devem estar atrás das grades, junto com outros bandidos”, disse Ezequiel.