Notícias | 31 de março de 2023 | Fonte: CQCS l Ítalo Menezes
Na última segunda-feira, uma caminhonete avaliada em R$ 300 mil foi furtada dentro do estacionamento do Aeroporto de Goiânia. O proprietário, um empresário que viajou ao Rio de Janeiro (RJ), não encontrou o veículo onde havia estacionado quando retornou a cidade. Especialista destaca como o seguro age nesses casos. As informações são do site O Popular.
Segundo o advogado José Maria, que representa a empresa da vítima, um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na polícia e até o momento as autoridades não possuem nenhuma informação que leve a caminhonete. Em imagens registradas pelo sistema de segurança é possível ver a caminhonete saindo do estacionamento do Aeroporto.
A assessoria de imprensa do Aeroporto Santa Genoveva disse que o estacionamento do local é de responsabilidade de uma empresa privada, a Indigo Brasil. A companhia afirmou que adotou todas as medidas primordiais e que vai ressarcir o cliente de forma integral.
Em entrevista ao CQCS, o advogado, corretor de seguros e Diretor do Sincor-DF, Dorival Alves, ressaltou que toda empresa ao explorar o serviço de estacionamento deve contratar uma apólice de seguro de Responsabilidade Civil para guarda de veículos de terceiros. “Existe no mercado um produto especialmente direcionado para estacionamentos. Esse seguro tem o propósito de oferecer maior segurança para os proprietários de veículos que utilizam esse tipo de serviço e para o explorador do mesmo evitar ter uma despesa que afete seu orçamento e do seu patrimônio”, disse.
O especialista destaca que se um veículo for furtado em um estacionamento, automaticamente a administração do mesmo é responsável por repor o prejuízo causado ao terceiro. “É uma situação delicada que talvez alguns exploradores desse serviço não entendam. Acontecendo um sinistro com um veículo segurado dentro do estacionamento, a seguradora arcará com os custos em caso de roubo e furto, mas a mesma irá ajuizar uma ação de regresso para que a empresa responsável pelo estacionamento realize o reembolso do prejuízo. Em todo momento há responsabilidade!”, pontuou.
Dorival Alves finaliza alertando que este tipo de contrato de seguro deve ser pesquisado e consultado diante um profissional Corretor de Seguros, tendo em vista que nem todas as seguradoras trabalham com este tipo de produto. Principalmente pelo fato de que o estacionamento necessita de um controle extremamente rígido para entrada e saída de veículos.