A Capgemini, em parceria com a Qorus, publicou o World Report Series 2023 Property and Casualty Insurance: From Insuring Assets to Protecting Mobility , que discute o futuro da indústria tradicional de seguros de automóveis e a próxima era do seguro de mobilidade. À medida que os consumidores começam a adotar novas soluções de mobilidade, como veículos autônomos, conectados, elétricos e compartilhados (ACES), o relatório indica que as seguradoras terão que adaptar modelos de negócios e fazer a transição de produtos convencionais de seguros de automóveis para ofertas de proteção de mobilidade.
De acordo com o relatório, espera-se que o seguro de mobilidade dobre para um mercado de US $ 1,38 trilhão em 2030. Modos de transporte como micromobilidade, que é o transporte como bicicletas ou motocicletas, usando vários meios de transporte e o uso de veículos compartilhados deve aumentar de 29% para 58% em 2025, segundo especialistas da Capgemini.
“A indústria da mobilidade está à beira de uma transformação significativa. Para uma transição bem-sucedida para esta nova era da mobilidade, as seguradoras precisam alavancar sua experiência em gerenciamento de riscos e fazer parceria com especialistas como InsurTechs e BigTechs no ecossistema para proteção em toda a jornada de viagem do consumidor. As organizações que testam proposições de valor de mobilidade de alto potencial e escalam soluções de mobilidade por meio de plataformas de seguros conectadas se posicionarão para relevância e crescimento sustentados”, disse Kiran Boosam, líder global da indústria de seguros da Capgemini, no relatório.
O relatório observa que as seguradoras provavelmente adotarão novos modelos de negócios para se adaptar às mudanças nas necessidades de seguros, adotando mais personalização do consumidor em linhas pessoais e comerciais. O destaque no relatório são as ofertas de seguro baseado em uso (UBI), seguro de serviço de assinatura integrado e modular – essas soluções de tecnologia podem permitir recursos de avaliação de risco mais dinâmicos que serão um requisito na avaliação de risco à medida que o setor de mobilidade evolui rapidamente.
“A mobilidade está no centro do mundo de amanhã. Também está no centro das preocupações das seguradoras [que] devem revisar seu modelo de negócios de cima a baixo para se adaptar às profundas mudanças que ameaçam o setor de seguros de automóveis”, John Berry, CEO da Qorus, disse em um comunicado de imprensa.
Menos de um terço das seguradoras, 29%, relatam que atualmente possuem os recursos de desenvolvimento para atender às expectativas do consumidor, de acordo com o relatório. Apenas 26% das empresas dizem ter o talento certo para manter produtos de mobilidade com foco no cliente.
O relatório também menciona que um modelo de negócios de tecnologia focado em seguro de mobilidade é de extrema importância para 67% das seguradoras, embora apenas uma em cada três seguradoras responda que possui tal plano. A Capgemini sugere que, para atender às expectativas do consumidor e adaptar os modelos de negócios de acordo, as seguradoras podem alavancar o conhecimento de risco com experiência no setor de mobilidade para garantir uma mudança perfeita de vendas de produtos para o fornecimento de soluções de seguro de mobilidade mais focadas no cliente.