JRS – kbb2 horas atrás

As vendas de veículos novos em julho seguiram a tendência de alta registrada no final de junho e atingiram também o melhor desempenho em média diária de emplacamentos desde 2019. O pacote de incentivos da Medida Provisória 1.175 ajudou o setor a recuperar patamares de antes da pandemia, segundo o levantamento da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

O ritmo de vendas, com média diária de 10.743 unidades, foi essencial para reduzir os elevados estoques dos fabricantes e concessionárias, que chegaram a mais de 250 mil veículos no final de maio, e agora estão abaixo de 200 mil unidades. Devido ao nível de estoque que havia disponível, a produção de julho não manteve o ritmo acelerado das vendas. O quadro foi de estabilidade nos números, apesar das paralisações por férias coletivas, lay-offs e outros ajustes da oferta à demanda, explica a ANFAVEA.

A exemplo de junho, os preços dos veículos leves mantiveram a tendência de queda em julho. Apenas modelos zero quilômetro ano/modelo 2023/2024 apresentaram uma discreta variação de 0,35%.

Os veículos seminovos (até 3 anos de uso) seguiram com os preços em queda de preços em julho – mesmo com a inclusão dos modelos 2023/2024. Esse efeito foi impulsionado pelos descontos dos modelos zero quilômetro beneficiados pelas medidas de incentivo do Governo Federal.

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Os preços dos carros usados (de 4 a 10 anos de uso) se mantiveram em queda durante julho de 2023, de acordo com o levantamento do MVP da KBB Brasil.

Compactos elétricos chineses ficaram mais baratos em julho
Desde janeiro de 2023, a KBB Brasil monitora os preços de veículos elétricos e híbridos comercializados no Brasil. No levantamento de julho, os compactos Caoa Chery iCar e JAC E-JS1, foram os únicos modelos elétricos que apresentaram alguma desvalorização: -3,30% e -3,25%, respectivamente. A van JAC IEV 750, no entanto, foi o único modelo movido a eletricidade a registrar alta no preço (12,77%).

O MVP de julho de 2023 da KBB Brasil analisou 23.622 versões de veículos 0km, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso) disponíveis no mercado para fazer o levantamento.

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.