Revista Cobertura – Por Carol Rodrigues – 19/06/2024 as 16:29

Já soma R$ 3,9 bilhões o valor de indenizações solicitadas em decorrência das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O montante se refere a 48.870 pedidos de indenizações, segundo dados coletados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) até 18 de junho.

O valor equivale a um acréscimo de 132%, equivalente a R$ 2,2 bilhões em relação ao montante divulgado na coletiva realizada em 24 de maio. Os números foram atualizados hoje, 19, em entrevista coletiva de imprensa realizada pela Confederação.

“Tivemos acréscimo em todos os ramos. Esperávamos que houvesse um crescimento considerável e esse ainda não é o número final”, comentou Dyogo Oliveira, presidente da CNseg. “Temos expectativa de que esse valor continuará crescendo nas próximas semanas”.

Automóvel, com 19.067 pedidos, e Grandes Riscos com 599 são responsáveis pelos maiores valores, R$ 1,27 bilhão e R$ 1,32 bilhão, respectivamente.

O maior número de pedidos ocorreu no Agrícola, alcançando 2.215 mil pedidos, somando R$ 181,6 milhões.

Segundo Oliveira, diante do retorno das chuvas e a elevação dos rios, a situação ainda é instável e isso gerará uma continuidade do processo de avisos de sinistros.

De forma geral, ele lembrou que as seguradoras têm mantido o atendimento ágil com o objetivo de facilitar a indenização.

Oliveira ainda reiterou que vários produtos de seguros nos ramos Auto, Residencial, Agrícola, Grandes Riscos, Transportes, Riscos de Engenharia, Riscos Financeiros e Responsabilidade Civil, oferecem a alternativa de cobertura para eventos climáticos.