Folha de São Paulo – 9h4718.ago

A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China anunciou nesta sexta-feira (18) um pacote de reformas favoráveis ao mercado para tentar impulsionar o investimento e a negociação após meses de crescimento econômico decepcionante que afetou as ações e os títulos.

O órgão afirmou que o horário de funcionamento da Bolsa deve ser estendido e prometeu reduzir as taxas de transação para corretores. Também afirmou que irá incentivar recompras de ações para ajudar a estabilizar os preços das ações.

As medidas visam “aumentar a confiança dos investidores no mercado de capitais” após uma semana de questionamentos à economia chinesa com a divulgação de dados fracos, a suspensão dos dados de desemprego entre jovens e novos problemas no setor imobiliário com o pedido de proteção da Evergrande em um tribunal dos EUA.

AFP
Bolsa da China deve ter horário de funcionamento prorrogado para atrair investimentos

Os retornos insatisfatórios em ações refletem uma desaceleração e falta de confiança na economia em geral, com dados mostrando um comércio fraco e gastos do consumidor contidos. Investidores estrangeiros começaram a vender ações e títulos chineses nas últimas semanas, à medida que a confiança nas promessas dos formuladores de políticas de impulsionar o crescimento diminuiu.

Logo após o anúncio da CSRC na sexta-feira, as bolsas de valores de Xangai e Shenzhen confirmaram que reduziriam as taxas de transação de ações para corretores em cerca de um terço, enquanto as taxas para negociações de títulos também receberam uma pequena redução.

Nesta sexta-feira, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 1,23%, enquanto o índice de Xangai caiu 1,0%. Na semana, o CSI300 caiu 1,3%.

(Financial Times e Reuters)