CQCS – Notícias | 15 de fevereiro de 2022

O carnaval se aproxima, muita gente vai viajar e as pessoas devem ficar alertas sobre a importância de contratar um seguro viagem. A expectativa de analistas do setor de turismo é que muitas pessoas aproveitem os dias de folga mesmo com muitas cidades cancelando a folia.

Evelyn Simões, Gerente de Atendimento Viagem da Europ Assistance Brasil, lembra detalhes importantes, principalmente para quem vai para o exterior. 

Ela explica que o conceito de assistência ao viajante, serviço oferecido pela Europ Assistance, é completamente diferente dos seguros de viagem. Se o cliente é titular de um seguro de viagem, ele deverá procurar por conta própria os serviços de um médico ou especialista, a maioria das vezes em um idioma diferente do seu.

 Se o cliente decidir ir a um hospital, certamente terá que pagar por todos estes serviços e eventualmente procurar o reembolso quando retornar a sua cidade.

Outra confusão comum é sobre o seguro oferecido pelos cartões de crédito. Ela destaca que é um serviço agregado, em que a cobertura oferecida raramente é suficiente para cobrir as necessidades que um viajante pode ter.

“Se o viajante precisar de uma consulta médica provavelmente terá que pagar do seu bolso para depois solicitar algum ressarcimento”, destaca.

Na contratação de uma assistência viagem, a pessoa entra em contato com a Central de Atendimento, 24 horas por dia, todos os dias da semana. “Feito isso, a situação será avaliada, direcionando o cliente a um hospital ou clínica mais próxima. Se necessário, poderá ser enviado um médico da rede credenciada até o cliente ou ainda realizada uma teleconsulta com um especialista de primeiro nível, sem que o cliente tenha que pagar a mais por isso”, explica Evelyn.

Outro ponto importante diz respeito ao serviço oferecido. Por isso, a gerente da Europ Assistance alerta ser importante pesquisar e verificar quais os serviços estão incluídos e seus respectivos preços. Utilizar sites que comparam muitas empresas de uma vez só é uma boa maneira de pesquisar e escolher o melhor serviço.

Outro ponto importante é ler atentamente as coberturas contratadas, o valor máximo delas e todas as informações da apólice para não ter problemas futuros.

A pandemia ainda está ativa e, por isso, é importante contar com uma empresa que ofereça coberturas relacionadas a doenças como a Covid. “Nesse ponto, é fundamental avaliar se existe a cobertura para hospedagem, caso necessite fazer quarentena; se em caso de necessidade, os acompanhantes sem teste positivo estarão cobertos (para evitar imprevistos); e se o regresso sanitário — também conhecido como repatriação médica – ajudará com as despesas de eventuais multas em caso de remarcação de passagem”, aponta a ge rente da Europ Assistance.

 Outro aspecto que o cliente deve estar atento é sobre a escolha de empresas que tenham experiência no que fazem e estrutura adequada à sua necessidade porque se houver necessidade de ajuda quando estiver longe de casa, isso vai fazer toda a diferença na hora do atendimento.

 O ideal é fazer uma contratação maior para problemas médico-hospitalares porque se houver a necessidade uma cobertura mais ampla, isso facilita, e muito, quando há um problema de verdade. “Lembre-se, a empresa irá arcar somente com os valores que estão no contrato para cada tipo de acidente”, diz.