O gerente da filial Curitiba da Seguradora Allianz Andre Elizio Giordani é o novo coordenador da Comissão Interna de Seguros Especiais do Sindseg PR/MS. A função anteriormente era ocupada por Fernando Reis, mas ele teve que se afastar da Comissão por motivo de transferência.

Na última reunião realizada pela Comissão, o diretor executivo Ramiro Dias lembrou que o foco da CISE é analisar os seguros especiais, ou seja, seguros diferenciados em função de sua complexidade e particularidade de mercado, como Seguros de Transportes, Seguro Agrícola e o Seguro de Grandes Riscos.

No seguro agrícola, os membros da Comissão lembraram que as seguradoras ainda estão cautelosas depois de alguns anos de grandes quebras de safra em função dos fenômenos climáticos. No ano passado que seria já de início de recuperação, a subvenção do governo demorou, e quando foi liberada, muitos produtores já estavam em fase adiantada de plantio e colheita e acabaram entendendo que não valia a pena a contratação naquele momento.

Neste ano, segundo membros da comissão, as seguradoras estão bastante criteriosas na tomada de riscos no seguro agrícola, analisando modelos meteorológicos e modulando a oferta de produtos conforme o risco em cada região do país.

Nos seguros de grandes riscos, os membros da Comissão analisaram alguns questionamentos de corretores de Londrina sobre os procedimentos para análise de riscos na contratação. As experiências sobre vistoria digital e formas de qualificação dos técnicos responsáveis pelas análises de riscos foram alguns assuntos debatidos pelos membros da comissão.