Revista Cobertura – Por 227 visualizações – 18/08/2023 as 18:17 – Carol Rodrigues
As informações sobre seguros ganharam uma nova plataforma. O objetivo é chegar ao consumidor, não para efetivar as vendas de seguros, mas para reunir informações sobre as proteções e as coberturas existentes.
A plataforma “Encontre seu Seguro” foi desenvolvido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) em parceria com a Capgemini. “Ela permite que o usuário encontre todos os seguros oferecidos no mercado brasileiro. O acesso é bem simples, fácil e intuitivo. A partir dela, os clientes acessam os canais de atendimentos das empresas”, explica o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.
Como a plataforma da CNseg tem caráter educativo e não de vendas, ele adianta que já há conversas com a Fenacor, que possui a plataforma “Encontro o Corretor”. A ideia seria, no futuro, plugar uma na outra para, dessa forma, o corretor concluir a venda, se esta for uma escolha do cliente.
“Esse projeto está alinhado ao nosso Plano de Desenvolvimento para o Mercado de Seguros (PDMS), que é trazer maior transparência e informação sobre o setor para a sociedade em geral”, destaca Alexandre Leal, diretor da Área Técnica da CNseg.
A plataforma é lançada com 66 seguradoras, que representam 90,5% da arrecadação do setor e já plugaram suas APIs (Interface de Programação de Aplicação). “A ferramenta é um passo estratégico para despertar o interesse do consumidor pelo seguro”, acrescenta Oliveira.
“A ideia era criar uma solução que pudesse ser usada por todos”, destaca Gustavo Leança, diretor de Seguros da Capgemini Brasil, parceiro na criação da plataforma que também pode ser acessada por corretores.
Outra novidade da Confederação é a separação da imagem institucional do conteúdo jornalístico. “Além do site institucional, o cnseg.org.br, teremos o site notíciasdoseguro.org.br. Queremos que o maior número possível de pessoas tenham acesso às nossas informações”.
Também será lançado, em breve, o Podcast Conversa Segura, em que Dyogo Oliveira integrará discussões com atores de diferentes setores.
Influenciadores no seguro
Ainda dentro do propósito de disseminar a cultura do seguro, a CNseg anunciou o patrocínio de três atletas olímpicos, que serão influenciadores de seguros para seus públicos até setembro de 2024.
FIDES
Sobre a 38 edição do Congresso Latino-Americano de Seguros, que será realizado dos dias 24 a 26 de setembro, Oliveira destacou a importância do trabalho cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade como um todo para a indústria de seguros. Dos 1,5 mil participantes, 900 são estrangeiros, sendo 485 empresas representadas no evento.
“Isso constitui uma importante plataforma de negócios e relacionamento do evento, que foi pensado em duas dimensões. A primeira de conteúdo para lançar uma visão de futuro para o mercado segurador no que diz respeito a tema específicos que repercutem no dia a dia as companhias e da população assistida, mas também no sentido de promover a geração de negócios”, conta comenta Gustavo Brum, chefe de Gabinete da Presidência da CNseg.
Cerca de 41 países estarão representados no Rio de Janeiro, que será a capital do seguro em setembro. “O evento ganhou uma dimensão importante no que diz respeito a patrocinadores. São 69 patrocinadores que acreditaram no projeto”, acrescenta Brum.
Conjuntura
No primeiro semestre de 2023, todos os ramos somam 7,7% de crescimento. “O que é bom, principalmente pelo fato de os ramos de danos e planos de risco estarem com desempenho excelente, crescendo 14,5% e 8% respectivamente”, avalia o presidente da CNseg.
De forma geral, o setor obteve um aumento de 2,5% em pagamentos de indenizações no período. “Continuamos otimistas para o final do ano”, conclui.