Notícias | 21 de junho de 2021 | Fonte: CQCS
De acordo com uma matéria veiculada pelo Valor Econômico nesta segunda-feira (21), o cenário de baixa penetração do Seguro de Vida no Brasil pode mudar, rápido, se depender das plataformas de investimentos.
É o caso da XP, que vem acelerando a venda de apólices de parceiros e planeja lançar um seguro próprio, caminho que será seguido pela Órama. Entre os novos entrantes está a Genial, que lançou recentemente “marketplace” de vida e previdência, enquanto o ModalMais se prepara para fazer parte do jogo no segundo semestre.
Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), no Brasil a penetração do seguro de vida – medida pela razão entre prêmios do segmento e o Produto Interno Bruto – foi de 0,27% nos quatro primeiros meses de 2021. Considerando todo o mercado supervisionado, esse percentual foi de 3,52% no período. Entre janeiro e abril, o acumulado de prêmios em seguros de vida soma R$ 7 bilhões, 16,8% a mais que em igual período de 2020.
A pandemia acelerou a necessidade de as pessoas terem um seguro, mas o entendimento de especialistas é que ainda falta conhecimento sobre o tema. No Brasil, o produto ainda é associado apenas à morte, assunto cercado de tabu. As plataformas reforçam o discurso das seguradoras sobre a importância do seguro de vida no planejamento financeiro: a de que serve como proteção para a família do investidor enquanto ainda não tem um capital acumulado. Ao mesmo tempo, tem benefícios como internação hospitalar ou proteção em caso de doenças graves.
De acordo com o Valor, a XP focou inicialmente a previdência privada e, numa segunda fase, o segmento de vida. Entre janeiro e maio, comercializou 5 mil apólices individuais. A meta é vender 15 mil até dezembro. A estratégia consiste em oferecer produtos acessíveis e customizados, disse ao Valor o sócio responsável pela XP Seguros, Roberto Teixeira. “A XP Seguridade vem crescendo fortemente em previdência e agora chegou a vez dos seguros. Criamos um marketplace completo”, afirmou. As vendas ainda se concentram nos clientes de alta renda, mas a ideia é expandir para toda a base.
Os assessores financeiros da XP entenderam que o seguro de vida pode ser um “hedge” importante, segundo o líder da área de seguro de vida da XP, Daian Moura. No intervalo de um ano, passaram de 15 para 158 os escritórios de agentes autônomos que negociaram apólices de seguro de vida, sempre por meio de um corretor de seguros.
A XP, há um ano, comprou a insurtech DM10, marketplace que conecta distribuidores autônomos a produtos de vida e previdência das seguradoras. Hoje trabalha com cinco parceiras e em breve vai lançar seus próprios produtos, acrescentou Teixeira.
Na seguradora Prudential, as parcerias multicanais são responsáveis por 40% das novas vendas. A chegada de novos produtos da própria XP, uma de suas principais parceiras, não preocupa, segundo a vice-presidente de parcerias estratégicas multicanais da Prudential do Brasil, Patrícia Freitas. “A penetração de seguros ainda é baixa. Não os vejo como competidores, mas sim como produtos complementares aos nossos.” Além do seguro de vida individual, a XP passará a comercializar seguros de vida em grupo da Prudential.
Desde março, a Órama oferece seguros de vida e de responsabilidade civil para pessoas físicas, de diferentes parceiros, além de produtos para companhias. Para os próximos meses, a empresa prepara um seguro de vida individual próprio, desenvolvido com a SulAmérica, dona de 25% da plataforma. “Planejamos o autoatendimento pela plataforma, com o lançamento de um seguro simplificado a partir de R$ 5”, disse a diretora de vida e previdência da Órama, Tatiane Porto. Os benefícios incluem sorteios como nos títulos de capitalização, descontos em farmácias e assistência residencial.
Para o diretor de previdência da seguradora Icatu, Henrique Diniz, as plataformas ajudam os clientes no exercício de poupar. “Há uma maior educação financeira e o cliente busca produtos interessantes. A ideia é olhar o portfólio como um todo e oferecer um planejamento completo”, disse.
A mais nova entrante neste mercado é a Genial Investimentos, que recentemente lançou o marketplace de vida e previdência, com contratação 100% on-line. “A perspectiva em termos de resultados é de pelo menos triplicar nosso patrimônio em previdência”, disse o responsável pela área de seguros e previdência da Genial, Sérgio Schwartz. Na primeira fase, o marketplace será voltado a atender a rede de parceiros comerciais, como assessores financeiros, consultores, corretores e agentes autônomos.
O ModalMais se prepara para lançar seu marketplace no segundo semestre, segundo o copresidente da instituição, Cristiano Ayres. “O seguro de vida está crescendo e tem margens boas. Com uma maior educação financeira, isso tende a voar.” Entre as parceiras estarão MAG, Icatu e SulAmérica.
A pandemia tornou a importância do seguro de vida algo mais sensível para o brasileiro, mas a covid-19 por si só não vai mudar o comportamento dos clientes, na visão do diretor de seguros da Guide Investimentos, Ricardo Teixeira. A plataforma começou a distribuir seguros em 2016 e tem parcerias com Metlife, MAG, Icatu e Prudential.
“Cada uma atende a diferentes necessidades e perfis”, disse Teixeira, que chegou à empresa em março, com o objetivo de acelerar o segmento. Na Guide, o atendimento ao cliente é individualizado. “É necessário o auxílio de um profissional que tenha sensibilidade para entender o planejamento e objetivos de cada um”, afirmou.
“O seguro de vida costuma ser mal vendido e as pessoas não entendem muito. A pandemia trouxe o tema da saúde à tona e a preocupação de como fazer um planejamento patrimonial. Há um interesse maior”, diz o fundador e presidente do GuiaBolso, Thiago Alvarez. A empresa oferece seguros de vida e automóvel por meio do aplicativo.