As seguradoras associadas ao Sindseg PR/MS que comercializam seguros patrimoniais estão atentas aos alagamentos que atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul.

Algumas das seguradoras montaram plantões para atendimento das localidades mais afetadas e estão dando suporte para famílias seguradas e para os casos emergenciais.

De acordo com a Defesa Civil do estado, 93 municípios foram afetados pelas fortes chuvas que provocaram transbordamento de rios. Em 13 cidades houve mortes, totalizando 43 vítimas fatais, segundo o boletim divulgado no domingo.

Lajeado foi uma das cidades mais afetadas pela passagem do ciclone no Rio Grande do Sul; especialistas afirmam que faltam dados de acompanhamento de longo prazo

Na reunião da Comissão de Seguros Patrimoniais do Sindseg PR/MS desta terça-feira (12), os membros presentes trocaram experiências de suas companhias no atendimento às vítimas e discutiram propostas de melhorias nas coberturas do Seguro Residencial que deverão ser sugeridas à Fenseg.

Previsão de mais chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (12), alerta de perigo de tempestade para a Região Sul do país. A previsão é de alto volume de chuvas, ventos intensos e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

O alerta do Inmet começou às 10h01 de hoje e vai até às 10h desta quarta-feira (13). Além de grande parte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná podem ser atingidos. 

Ações emergenciais

Para atender clientes que foram atingidos pelo ciclone, diversas seguradoras realizam operação emergencial nos três estados da região.

A Bradesco Seguros iniciou a 40º Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros. Até ontem já tinham sido realizados mais de 60 chamados especiais para os seguros Residencial e Empresarial em 10 cidades.

Há pouco mais de um mês, a Região Sul já havia sido atingida por dois fenômenos naturais extremos. Em ambas as ocasiões, a seguradora realizou a 38ª e a 39ª Operações Emergenciais de Tratamento de Sinistros e atendeu mais de mil chamados emergenciais, com estimativa de indenizações superior a R$ 10 milhões. Desse total, mais de 80% dos chamados correspondem a seguro residencial, seguido do seguro empresarial.

Nos segmentos Residencial e Empresarial , a cobertura básica da Bradesco Seguros inclui proteção contra incêndio, queda de raio e explosão. No entanto, é possível proteger a residência de outros riscos (com coberturas contratadas conforme a necessidade de cada cliente), entre eles, desmoronamento, vendaval, furacão, ciclone, chuva de granizo, alagamento e inundação, danos elétricos e outros serviços.

A Mapfre também implementou um plano de ação para garantir atendimento prioritário aos segurados afetados pelo ciclone extratropical. A empresa monitora a situação com equipes especializadas e organizou uma estratégia integrada para lidar com o aumento no volume de aberturas de sinistros e acionamento de assistências.

Entre as medidas adotadas estão o atendimento prioritário aos clientes atingidos, agilidade no processo de regulação de sinistro por meio de fotos e imagens, reforço da equipe de prestadores na região e canais de comunicação dedicados para que os segurados possam entrar em contato facilmente e obter o suporte necessário.

Os canais de atendimento telefônico, plataformas online e redes sociais estão preparados para receber uma demanda superior ao usual e direcionar as solicitações de forma ágil. Os clientes impactados podem contatar a Mapfre pela Central de Atendimento através do número 0800 775 4545 ou pelo WhatsApp pelo contato (11) 4004 0101.

A Liberty Seguros também anunciou ações emergenciais para auxiliar a população afetada pelas fortes chuvas. Até o dia 8, a companhia havia registrado 135 sinistros em quatro segmentos diferentes e, neste momento, está em contato direto com os corretores da região para entender caso a caso e dar o suporte necessário para cada um.

Além disso, a seguradora está apoiando a força-tarefa que as autoridades do Rio Grande do Sul estão fazendo para remover os veículos atingidos e direcioná-los para pátios disponíveis. Prestadores da Fácil Assist, empresa do Grupo Liberty Brasil especializada em serviços de atendimento 24 horas, foram enviados à região para identificar e realizar ações de remoção e ajuda.

Por meio da Campanha SOS Calamidades, que está arrecadando itens emergenciais e dinheiro, a companhia ainda realizou uma doação de R$ 10 mil para a Legião da Boa Vontade (LBV), associação que atua há mais de 70 anos no fomento do desenvolvimento humano e social.

A HDI Seguros, uma das principais seguradoras do país, expressa profundo pesar pelas vítimas do ciclone extratropical que atingiu o estado do Rio Grande do Sul entre domingo (03) e segunda-feira (04), e se solidariza com todos os familiares e moradores afetados pelo fenômeno natural.

A HDI disponibilizou uma operação especial, e uma central para o atendimento exclusivo de todas as chamadas com DDD de origem do RS.

A situação está sendo monitorada em caráter de urgência e a HDI está em contato seus parceiros estratégicos, enfatizando a importância de manter estoque de materiais e prontidão de técnicos para atender a quaisquer necessidades emergenciais.