O gerente regional da MetLife Rafael Leal é o novo coordenador da Comissão Interna de Seguros de Benefícios do Sindseg PR/MS e já conduziu os trabalhos na última reunião realizada terça-feira (16), com participação de Vivian Carvalho (Sancor) e Caroline de Oliveira (Liberty).

Leal destacou que a Comissão é um foro importante para troca de ideias e desenvolvimento do mercado. “O mercado de benefícios cresce muito ano após ano independente de crises. A própria Pandemia conscientizou muita gente da importância de seguro e, o movimento das seguradoras de pagar algo que estava fora da condição geral, aproximou ainda mais a sociedade desse mercado de vida e saúde. Quanto mais trouxermos assuntos para discutir e debater eu acho que o nosso mercado ganha”, afirmou Leal.

Nesta última reunião, um dos principais assuntos discutidos pela Comissão foi o uso de inteligência artificial no ramo de benefícios. Na avaliação dos membros da Comissão, um dos pontos que a IA poderá contribuir é na comercialização. Entender melhor as particularidades de cada possível cliente, já antecipar as dúvidas que provavelmente surgirão e as respectivas respostas, agilizando a oferta e contratação.

No seguro de vida, segundo os membros da Comissão, o desafio continua sendo estimular corretoras e corretores a ofertarem o produto ao seus clientes, porque a comercialização é um pouco mais trabalhosa e a margem de lucro menor em comparação com seguros mais tradicionais, como o automóvel.

Quem é o novo coordenador

Graduado em administração de empresas e com MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado, Rafael Leal atua no mercado de seguros e benefícios há mais de 15 anos, com passagens por seguradoras nacionais e multinacionais em vários estados do Brasil, como Capemisa, Zurich, Sompo Seguros e Sancor, além de ter atuado também no mercado de saúde digital pela TopMed Saúde e pela Cuidado Familiar. Ingressou em 2023 na MetLife Seguros e Previdência e atualmente está como Gerente Regional PR e Norte SC, e também faz parte da diretoria do Sindseg/SC.