CQCS – Notícias | 16 de julho de 2024 | Fonte: Insurtalks

Nos últimos anos, a agenda ambiental, social e de governança (ASG) tem se tornado uma prioridade para o setor de seguros. Segundo o mais recente Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, produzido pela CNseg, 93,5% das seguradoras já incorporam práticas ASG em suas estratégias, representando um crescimento de 7,1 pontos percentuais em relação ao relatório anterior de 2021. Esse movimento é reflexo de uma conscientização crescente sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social, valores que são cada vez mais valorizados pelos consumidores.

A tendência mencionada acima é ampliada para setores diversos e confirmada por um estudo da Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que revela que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, a pesquisa apontou que 70% dos entrevistados não se importam em pagar um pouco mais por esses produtos e serviços. Esse comportamento do consumidor indica uma clara preferência por empresas que demonstram responsabilidade ambiental e social, o que se traduz em uma vantagem competitiva para corretores de seguros que adotam essas práticas.

Corretores estão buscando apoiar instituições de caridade e comunidades

Em consonância com esse movimento de conscientização, uma matéria do portal Insurance Times destacou que corretores de seguros na Inglaterra estão cada vez mais conectados com instituições de caridade locais, buscando retribuir à comunidade e melhorar sua reputação. A matéria divulgou uma pesquisa da seguradora Ecclesiastical cujo resultado demonstrou que 89% dos corretores entrevistados estão engajados em atividades de apoio à comunidade, um aumento em relação aos 81% de 2021. Esse compromisso melhora a imagem pública dos corretores e ainda fortalece os laços com os clientes, que passam a ver essas empresas como parceiros confiáveis e comprometidos com o bem-estar social.

Benefícios da adesão às práticas ASG pelos corretores de seguros

A adoção das práticas ASG pelos corretores de seguros pode transformar a relação com os segurados. Primeiramente, ao demonstrar um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a responsabilidade social, os corretores ganham a confiança e o respeito dos clientes, que veem essas atitudes como um reflexo de integridade e transparência. Além disso, como o mercado de seguros está cada dia mais sustentável, tanto as seguradoras quanto os segurados passam a perceber os corretores como parceiros comprometidos em contribuir para um futuro melhor. Esse novo paradigma de relacionamento, fundamentado em valores compartilhados, fortalece a lealdade dos clientes e promove um engajamento mais profundo e duradouro. Corretores que adotam práticas ASG estão, portanto, mais bem posicionados para entender e atender às expectativas de um público cada vez mais consciente e exigente, criando uma conexão emocional que vai além do simples aspecto comercial.

Corretores precisam se envolver mais com com o pilar ambiental do ASG

Apesar de os corretores estarem mais conscientes e propensos a se envolverem com o pilar social do ASG, em novo estudo a Ecclesiastical apontou uma preocupação quanto à falta de urgência dos corretores de seguros em adotar práticas ambientais mais rigorosas. Entre os corretores entrevistados, 27% afirmam não ter interesse em atingir objetivos de ‘zero-carbono’, um aumento em relação aos 21% do ano anterior. A principal barreira apontada é a falta de recursos para se concentrar nesses objetivos. Adrian Saunders, diretor comercial da Ecclesiastical, afirmou: “estes resultados mostram que os corretores são sonâmbulos da crise climática, apesar da necessidade urgente de todas as indústrias transitarem para o zero líquido. Há algumas empresas por aí que conseguem e estão investindo na redução do carbono, mas a maioria dos corretores não está interessada”.

Corretores estão no caminho de um panorama mais favorável

A pesquisa destaca que, apesar de não ter um envolvimento ideal com o pilar ambiental, três quartos dos corretores concordam que reduzir o impacto climático é a atitude correta a ser tomada para proteger o meio ambiente. A Ecclesiastical aponta ainda que 41% dos corretores afirmam que suas empresas estão mais conscientes das questões climáticas do que há um ano. Esse aumento na conscientização, embora pequeno, é um passo positivo. Adrian Saunders enfatizou a importância de fornecer apoio aos corretores para que possam entender melhor como reduzir seu impacto climático e expandir essa conversa para seus clientes.

Corretores passam a ser vistos como parceiros comprometidos nos negócios e na sociedade

Assim, os benefícios da adoção de práticas ASG para corretores de seguros vão além do atendimento às demandas dos consumidores. A implementação dessas práticas pode melhorar a reputação das empresas, atraindo novos clientes e talentos. Um ambiente de trabalho que valoriza a sustentabilidade e a responsabilidade social tende a ser mais atrativo para funcionários e fornecedores, resultando em maior retenção de talentos e um relacionamento mais forte com os fornecedores. Além disso, corretores que se envolvem em iniciativas comunitárias e de caridade constroem uma imagem positiva, demonstrando que estão comprometidos com o bem-estar social. Esse envolvimento, portanto, pode fortalecer a confiança dos clientes, que passam a ver esses corretores como parceiros comprometidos não apenas com a prestação de serviços de qualidade, mas também com a promoção de um impacto positivo na sociedade.