CQCS – Notícias | 9 de novembro de 2023 | Fonte: Meio&Mensagem – Reprodução: Meio&Mensagem

Personalidades, bom humor e esportes são alguns dos caminhos que Bradesco Seguros e Brasilprev têm adotado para firmar o relacionamento com novas gerações

As empresas de seguro buscam alternativas na comunicação para atrair novas gerações. Nesse sentido, campanhas que se apoiam no bom humor e nos esportes surgem como estratégia para falar sobre temas complexos (e eventualmente até mesmo mórbidos). Nessa semana, a skatista e vice-campeã olímpica Rayssa Leal estreou como porta-voz dos produtos para pessoas de 0 até 21 anos da seguradora do Banco do Brasil.

A campanha “Projete o futuro com a gente”, criada pela Desafio, aproveita a participação da atleta no SLS Super Crown World Championship 2023. Com intuito de promover os produtos oferecidos pela Brasilprev, o marketing aposta na comunicação 360º. Para o diretor comercial e de marketing da Brasilprev, Camilo Buzzi, esportes urbanos são mais atrativos para essa geração. Além disso, ele destaca a personalidade de Rayssa como ponte geracional e geradora de engajamento.

De mesmo modo, o diretor de marketing do grupo Bradesco Seguros avalia que trazer personalidades certas para cada formato seja fundamental para estreitar o relacionamento geracional. Com o mote “Se deu ruim, seu seguro tem que ser muito bom”, Tadeu Schmidt estreou a campanha que coloca no banco do passageiro uma marionete chamada ‘Tadeuzinho’. “O tom bem-humorado aproxima, principalmente, quando temos um tema como o nosso, que não é tão fácil de falar”, comenta Alexandre Nogueira.

Quais as opções de seguros para a geração Z?

Todavia, a procura por previdência privada no Brasil é baixa, com apenas 9% da população em geral investindo na modalidade, de acordo com a recente pesquisa 2023 da FenaPrevi. Apesar disso, o Brasilprev Júnior é oferecido aos clientes desde 1997 e, até o momento, foram mais de R$370 bilhões em ativos em gestão de 2,6 milhões de clientes ao todo – um terço corresponde ao Brasilprev Júnior.

Com lançamento em 2021, o Vida Viva Bradesco é um seguro de vida individual com coberturas e assistências personalizáveis. O modelo recebeu a medalha de prata no prêmio Global Innovation in Insurance 2022, concedido pela EFMA/Accenture. Outro produto do banco é o Prev Jovem Bradesco, que já possui mais de 20 anos no mercado. Atualmente, o programa oferece diversas opções de investimento, desde fundos de renda fixa, multimercados até ações.

Como engajar a geração Z?

A Brasilprev apoia outras iniciativas esportivas, como o apoio a oito atletas de breaking ligados ao Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD). Em 2024, o breaking passa a ser oficialmente uma modalidade dos Jogos Olímpicos na França. Outra frente de contato tem sido o entretenimento e ativações, como foi o caso do oferecimento do espaço Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N, no parque Villa Lobos. Ao longo do ano também, o Brasilprev investiu no Festival Vamos Passear, que passou por sete cidades no País, com atividades de lazer.

Em outros caminhos, o Bradesco Seguros investe em pesquisas para conseguir decifrar as linguagens e novos formatos de engajamento próprios das gerações mais novas. “Temos o desafio adicional de tangibilizar a necessidade da proteção utilizando o serviço. Então, a questão é como comunicar as experiências que os mais jovens muitas vezes não tiveram que passar no qual seria preciso um seguro de vida, um seguro domiciliar etc”, acrescenta.