A importância da superação de desafios e do trabalho do corretor de seguros para um mercado brasileiro de seguros ainda mais pujante foi o grande recado que marcou a volta do Conec 2023, evento promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor SP) que não acontecia desde 2018. O momento acontece em 05, 06 e 07 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), e está reunindo corretores de seguros, lideranças e seguradoras de todo o País.
Na abertura, o presidente do Sincor SP, Boris Ber, evidenciou a relevância do evento por sua característica de aproximar relacionamentos pessoais e profissionais. Somente o estado de São Paulo representa 40% da arrecadação nacional de seguros, contando com o maior número de profissionais corretores. “O Sincor SP voltou a ultrapassar a marca dos 10 mil associados, o que muito nos orgulha, e, com esse evento, estamos buscando uma linguagem mais moderna e mais adaptada a todas as gerações e àqueles que serão os sucessores de nossas empresas”, destacou.
O tema desta edição do Conec é Superação. “Sem dúvida nenhuma, os desafios serão sempre superados por nós, pois o mais importante é que estejamos sempre unidos em busca dos nossos ideais, para que, juntos, possamos construir mais ainda o desenvolvimento da nossa profissão”, disse. “Somente unidos e consoantes com o mercado é que passaremos pelos desafios da melhor maneira possível e esse é o momento de agirmos”, acrescentou.
O superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani, ressaltou que o mercado brasileiro tem condições de ultrapassar os 15% de penetração e que isso só acontecerá através da força dos corretores. “Precisamos propiciar os incentivos corretos, melhorar os produtos e, principalmente, incentivar os corretores. Raros países do mundo tem condições de alcançar uma penetração maior em seu mercado já estabelecido e nós temos condições de fazer c que a população que não consome seguros passe a consumir”, disse. “Com o trabalho diário dos corretores e com as ações corretos, alcançaremos um país para todos”, complementou.
Publicidade
Dyogo Oliveira, presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), enfatizou a importância do diálogo entre a entidade e o Governo na promoção do setor, destacando sua relevância para a economia e a sociedade. Além disso, a CNseg divulgou uma revisão das projeções de crescimento do mercado de seguros para o ano em curso. Em novembro de 2022, a expectativa era de um crescimento de 10,1%, mas, com base na análise dos dados até setembro, a entidade estima agora um aumento de 9,4% em 2023.
Rivaldo Leite, presidente do Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo (SindSeg SP) e CEO da Porto Seguro, destacou a importância da capacitação dos profissionais para que o setor alcance números ainda maiores em um mundo hiper conectado. O presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergílio, ao finalizar o Talk Show “O Futuro chegou, e aí?”, fez um apelo para que o setor trabalhe para dobrar a sua participação até 2030.