Notícias | 6 de outubro de 2021 | Fonte: CQCS

A decisão da Susep em abrir a consulta pública para credenciar o funcionamento das sociedades iniciadoras de serviço de seguro (SISS) no âmbito do Sistema de Seguros Aberto (Open Insurance) é vista de maneira positiva por Marco Antonio Gonçalves, presidente do conselho consultivo da MAG Seguros e um dos fundadores do Fórum Mário Petrelli de Fomento do Mercado de Seguros, Previdência, Capitalização e Resseguros Privados. Ele considera uma oportunidade para que os interessados no tema possam contribuir para que uma resolução ou legislação saia o mais próximo do ideal. “Nesse momento,  podemos dizer que é uma forma de buscarmos um equilíbrio no open insurance”, afirmou.

Sobre as sociedades iniciadoras de serviço de seguro (SISS), Marco Antonio disse que a consulta pública dá a oportunidade ao mercado esclarecer o que é ou até definir parâmetros já que esse é um tema que tem levantado dúvidas e discussões no mercado. Ele lembra que para muitas pessoas, inclusive os principais executivos do mercado, o Corretor de Seguros já pratica o open insurance.  “O SISS era o que se diferenciava já que é uma figura nova que desconhecemos e não se sabe ainda o que irá fazer.  Com a consulta, teremos condições de colaborar para que essa figura não exista ou aprimorarmos e possamos fazer que ela contribua de forma mais adequada e integrada ao mercado de seguros”, ressaltou.

Ele enfatizou que a maioria do mercado tem a visão de que o corretor de seguros já exerce esse papel através da busca incessante nas seguradoras dos melhores produtos, serviços e coberturas para o consumidor. Marco Antonio Gonçalves enfatizou ainda que a consulta está no começo e é preciso analisar para saber se ela vai atender as demandas do mercado.

As sugestões para a consulta pública podem ser enviadas até 30 de outubro para o email: cgraj.rj@susep.gov.br.