Notícias | 4 de outubro de 2021 | Fonte: CQCS | Sueli dos Santos

Antes de ter o risco aceito por uma seguradora, uma empresa deve tomar medidas para reduzir o risco de ter um sinistro. E, para isso, é possível contar com o trabalho de especialistas que dão suporte no gerenciamento desse risco. É o trabalho desenvolvido pela Vantevo, uma consultoria independente de origem espanhola e que está no Brasil desde março de 2021, de apoio tanto ao segurado quanto ao Corretor. “Fazemos inspeção de risco, análise da apólice vigente e regulação de sinistro”, explica Clodoaldo Azevedo, sócio-diretor da Vantevo Brasil. 

No trabalho desenvolvido pela Vantevo, os peritos da empresa contratados pelo segurado inspecionam os riscos e emitem relatórios recomendando melhorias em prevenção e segurança e apontam as deficiências e lacunas encontradas. Essa análise ajudaria a diminuir a sinistralidade nas empresas e facilitaria a cobertura dos riscos por parte das seguradoras. 

Neste sentido, Clodoaldo diz que o Corretor é o parceiro da Vantevo porque a empresa atua como consultora para coberturas com base na análise dos riscos existentes e percebidos no local. “Percebemos que muitas empresas estão mal seguradas e suas apólices não cobrem seus patrimônios”, afirma. Para ele, isso ocorre por uma série de fatores, desde economia de custos na hora da contratação como desconhecimento do mercado securitário. 

Recentemente, foi lançada a edição brasileira do livro “Sinistros de property: danos materiais e lucros cessantes – o seguro de riscos operacionais na visão dos reguladores de sinistros”, em que Clodoaldo é um dos autores. Trata-se de uma publicação que serve como um guia prático em riscos operacionais.

Para o executivo, a parte mais frágil é o segurado, por isso, a Vantevo surge para igualar as condições para discutir as situações da apólice com as seguradoras. “O ideal seria o segurado ter o serviço da Vantevo logo quando for contratar o seguro porque podemos fazer a inspeção de risco e sugerir as coberturas corretas a serem contratadas”, finaliza.