Convenção Coletiva de Trabalho e Participação nos Lucros 2025 MS

Assessoria de Imprensa do Sindseg PR/MS – Jornalista André Marassi

Depois de quatro meses de negociação, foi aprovada na semana passada a Convenção Coletiva de Trabalho 2025 dos securitários, válida para todo o território nacional, trazendo reajuste salarial de 4,8% para a categoria, além de 5,5% nos benefícios PAT, que incluem vale alimentação e vale refeição.

As empresas terão que pagar as correspondentes diferenças salariais resultantes desse reajuste retroativo a janeiro até o 5º dia útil de maio de 2025. O piso salarial da categoria foi fixado em R$ 2.306,62.

A pauta de reivindicação dos trabalhadores foi entregue no dia 13 de novembro pela Federação Nacional dos Securitários (Fenespic) aos representantes da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (Fenaseg) e da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

De acordo com a presidente do Sindsecur/PR, Silvia Maria Gimenes, as negociações se estenderam bastante com várias reuniões online e presencial. “A negociação coletiva, muitas vezes encontra impasses por conta de interesses conflitantes, com os patrões visando reduzir custos e manter flexibilidade, enquanto os sindicatos dos trabalhadores buscam ampliar direitos e garantir melhores condições de trabalho, esse jogo de forças leva a negociações prolongadas”, afirmou.

A cláusula 4ª da Convenção, que trata do reajuste salarial, assim dispõe: “As empresas que, no período de janeiro a dezembro de 2024 ou antecipados em relação ao presente reajuste até a data do fechamento desta convenção, concederam antecipações superiores ao índice acima, poderão compensar o percentual excedente por ocasião de recomendações ou convenções futuras”.

No passado as negociações para a assinatura da convenção coletiva se deram regionalmente, mas atualmente o Sindseg PR/MS e os demais sindicatos fazem uma autorização para que a Fenaseg conduza as negociações nacionalmente.

Baixe a Convenção Coletiva de Trabalho e Participação nos Lucros 2025 – Mato Grosso do Sul