14/08/2020 / FONTE: CQCS
A Fenacor e os Sincors estão oferecendo aos corretores de seguros associados aos sindicatos dos seus respectivos estados uma nova oportunidade para obter mais receitas e ampliar a carteira de clientes. Esse nicho, com potencial imenso, pode ser explorado através da comercialização direta de certificados digitais, com o corretor atuando como Autoridade de Registro (AR), ou com a indicação de clientes para a Autoridade Certificadora (AC) Fenacor. No primeiro caso, cada certificado comercializado gera uma receita de R$ 125,00 para a AR do corretor. Já os indicadores ganham R$ 50,00 por indicação.
Esse novo nicho foi apresentado no quarto evento da série “Maratona de Benefícios”, realizado nesta quinta-feira (13 de agosto) pela Fenacor. Em pauta, a “Certificação Digital”, que, segundo o presidente da federação, Armando Vergilio, traz um mercado potencial incrível. “Queremos que isso se transforme em negócios para o corretor, que precisa diversificar e buscar novos nichos, novos mercados e novos produtos”, comentou Vergilio.
Esse processo é fruto de uma parceria feita com a Certisign, que oferece todo o suporte jurídico e tecnologia de ponta para as ARs.
A própria Fenacor é uma Autoridade Certificadora desde 2016. Atualmente, já tem 20 autoridades de registro (ARs) atuando em nove estados e outras 13 em processo de credenciamento. “Queremos abrir isso para o corretor que queira empreender ou ter mais um produto para levar ao segurado”, acrescentou Vergilio.
O mercado de certificação vem crescendo rapidamente, mesmo neste cenário marcado pela pandemia do coronavírus. De acordo com o coordenador Comercial Nacional da Certisign, Lafaiete Dias de Lima, até julho, houve um avanço de 32% em comparação ao mesmo período de 2019.
Atualmente, há 9 milhões de certificados ativos. Lima revelou que essas certificações precisam ser renovadas, o que cria um imenso mercado para os corretores de seguros que apostarem nesse nicho. “Vale investir para conhecer um pouco melhor as formas como se pode entrar nesse mercado, as parcerias e como ganhar dinheiro e benefícios”, assegurou.
Ele explicou ainda que o corretor pode ser AR ou indicador. O processo de adesão é simples e rápido. Para tanto, é preciso a assinatura de contrato de credenciamento de AR junto à AC Fenacor, entrega de documentação, comprovação de saúde financeira, treinamento de agente de registro para atuação, sem qualquer custo, auditoria pré-operacional e, por fim, aguardar deferimento do ITI e iniciar a atuação.
Já o indicador (que pode ser a própria AR do corretor, que terá autorização para fazer parcerias com outros indicadores), precisa assinar o contrato de revenda e de disponibilização do link de revenda com o código de parceria e, depois, efetuar as indicações para a rede de parceiros AC Fenacor. “Anualmente, corretor faz contato com segurado para renovação. É nessa mesma oportunidade que ele pode sugerir a certificação para o cliente”, sugeriu Lima.