15/08/2017 / Fonte: Revista Cobertura
Cada vez mais pessoas estão contratando seguros no Brasil, conforme as estatísticas da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). As crises política e econômica e o aumento da violência afligem os brasileiros, mas servem de combustível para as corretoras de seguro inovarem nas estratégias para atrair mais clientes. Em 2016, quem contratou seguro teve acesso a indenizações, benefícios, resgates e sorteios no valor global de R$ 121,6 bilhões – veja os dados da CNseg mais adiante.
A personalização dos seguros para atender nichos específicos de consumidores, coberturas extras de bens e capacitação dos corretores são exemplos de iniciativas desse mercado.
Brasileiro mais preocupado em proteger vida e patrimônio
As corretoras enxergam que cada vez mais o brasileiro está preocupado em proteger sua vida, seu patrimônio e também garantir uma renda futura, por meio do seguro. A Corretora de Seguros Bancorbrás, por exemplo, exibe em sua carteira uma variedade de planos aderentes a essas estratégias, como: seguro residencial com cobertura para bicicleta, seguro para festas, seguro de vida para portadores de diabetes ou produtos específicos voltados para mulheres e praticantes de esportes radicais.
Seguro permite ‘pensar no futuro’ de forma planejada
Segundo Alessandra Monteiro, Gerente Executiva da Corretora de Seguros Bancorbrás, o objetivo das corretoras é reforçar a mensagem ao público de que há a opção vantajosa de “pensar no próprio futuro” tendo respaldo na contratação de um ou mais planos de seguro. “Contratar um seguro não deve ser encarado como uma despesa. É um exercício financeiro em que é possível planejar a contratação de acordo com a capacidade de pagamento de modo a resguardar qualquer um de nós em momentos críticos, afirma Luiz Carlos.”
A Corretora de Seguros Bancorbrás também investe continuamente na capacitação dos Consultores, todos com certificação técnica pela Funenseg (Escola Nacional de Seguros), para prestarem orientações aos consumidores interessados em saber mais sobre as proteções tradicionais e inovadoras no mercado.
Crescimento na venda de seguros em 2016
A estratégia da Corretora de Seguros Bancorbrás guarda relação com o desempenho do setor em âmbito nacional em 2016. No ano passado houve crescimento na contratação de seguros em segmentos como o de “vida individual” e “acidentes pessoais” (27,4%) e também no de “previdência privada” (21,9%). Segundo o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, este desempenho positivo teve como um dos motivadores a postura mais preventiva e preocupada das pessoas em garantir uma renda no futuro para si ou seus familiares.
Segundo a CNseg, o mercado de seguros, sem considerar o ramo de saúde, teve expansão de 9,2% em 2016 sobre os resultados de 2015, totalizando R$ 239,3 bilhões em prêmios, segundo dados da Susep.No ano passado, o setor de seguros pagou R$ 121,6 bilhões em indenizações, benefícios, resgates e sorteios, um crescimento de 7,6% ante 2015. Já as chamadas reservas técnicas, recursos que as seguradoras acumulam para fazer frente a essas obrigações, alcançaram R$ 785 bilhões, aumento de 19,3%, na mesma base de comparação.
Dicas para contratação de seguros
Os especialistas em seguros listam algumas dicas para o consumidor ser bem-sucedido na hora de contratar um ou mais seguros. Confira algumas:
– é importante lembrar que é fundamental que o segurado tenha o apoio de um corretor de seguros habilitado pela Susep. Este profissional é capacitado para indicar as opções de planos adequados a cada perfil de cliente, além de orientá-los sobre outros produtos complementares.
– se a contratação ocorrer diretamente por meio de uma corretora de seguros, o consumidor deve se informar se a empresa em questão é habilitada pela Suspep. O consumidor deve evitar fechar negócio com empresas não habilitadas, pois estas não seguem as regras de gestão financeira e nem oferecem garantias de reservas para o pagamento dos valores contratados.
– muita atenção às corretoras on-line, que proliferaram nos últimos anos. Neste modelo, não há contato da corretora ou do corretor durante o processo de contratação. Assim, aumentam os riscos de erros por parte do cliente e de problemas para o eventual recebimento de valores em caso de sinistro.– o consumidor não deve esconder ou dar informações incompletas ao corretor de seguros. Do contrário, estará sujeito a não receber o pagamento dos valores contratados quando algum evento negativo (chamado “sinistro”) ocorrer.