Notícias | 7 de março de 2024 | Fonte: Sampi.Net
Veja quais são as avenidas e ruas de São José e Taubaté que mais registraram roubos e furtos de veículos
Um CEP que registra mais roubos e furtos de veículos encarece o valor do seguro, ao passo que outros locais com menor incidência desses crimes têm um preço menor.
Essa oscilação na precificação do seguro a partir de locais de indicadores criminais ocorre principalmente em grandes cidades, como São José dos Campos e Taubaté.
SEGURO MAIS CARO.
Segundo Diógenes Carvalho, da Netinho Seguros, os números de roubos e furtos de veículos têm grande impacto na precificação dos seguros. A diferença pode chegar até a 50%.
“Em cidades grandes isso tem grande impacto. A diferença de rua, mesmo dentro do bairro, pode ser às vezes de até 50% no seguro do veículo. Isso porque as seguradoras têm a divisão por CEP e análise por rua”, afirmou o especialista.
Segundo Carvalho, a maior influência no preço do seguro é no endereço em que o carro pernoita. “Se trabalha no centro e mora numa local com maior roubo e furto, o preço do seguro vai ficar mais caro por causa do local onde o veículo passa a noite”.
Ou seja, assim como o modelo do carro impacta no preço do seguro, que é mais caro entre os mais vendidos e visados pelos ladrões, o endereço da moradia tem grande influência nessa precificação.
“Hoje há muitas alternativas e opções para precificar, e uma delas é o CEP de pernoite, além do uso do carro, local de trabalho e moradia e o modelo do veículo. Os carros mais vendidos são os mais roubados, e o seguro é mais caro”, afirmou.
“No Rio de Janeiro, por exemplo, onde o seguro é mais caro, há casos em que numa rua o preço é R$ 1.000 e na rua paralela é o dobro, justamente por conta da quantidade de crimes”, explicou Carvalho.
SÃO JOSÉ.
O mapa dos crimes mostra que a via campeã de roubos e furtos de veículos em São José é a avenida Cidade Jardim, no Bosque dos Eucaliptos, na zona sul, com 21 registros nos últimos 12 meses – entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo.
Depois dela aparecem duas ruas da mesma região sul: Nazaré (Satélite) e Icatu (Parque Industrial), com 11 e 9 crimes, respectivamente. A avenida Linneu de Moura (Urbanova/oeste) e a rua José Pedro de Carvalho Filho (Vila Guaianazes/central) empatam com oito crimes cada.
A avenida Andrômeda, no Bosque dos Eucaliptos (sul), tem sete registros, o mesmo número de três vias da zona central: avenida Manoel Borba Gato (Jardim Nova América), avenida Vinte e Três de Maio (Vila Maria) e rua Casemiro de Abreu (Jardim Maringá).
Para completar as 15 ruas com mais crimes registrados entram a avenida Lisboa (Jardim Augusta/central/6 registros), rua Fagundes Varela (Vila Luzia/central/6), rua Itapetinga (Satélite/sul/6), rua Paissandu (Jardim América/sul/6), avenida Deputado Benedito Matarazzo (Jardim Paulista/central/5) e avenida Sebastião Gualberto (Vila Maria/central/ 4).
TAUBATÉ.
Um dos maiores e principais corredores viários de Taubaté, a avenida Independência lidera em roubos e furtos de veículos na cidade nos últimos 12 meses, com 20 crimes registrados. Desse total, o trecho preferido pelos ladrões é aquele que margeia a Via Dutra, a mais importante rodovia do país.
Segundo os dados da SSP, os pontos da Independência que ficam próximos à Dutra acumulam 14 roubos e furtos de veículos nos últimos 12 meses – 70% do total de roubos e furtos registrados na avenida.
Os números fazem da Independência a via com mais crimes contra veículos na cidade, seguida depois por duas avenidas com seis registros cada: Amador Bueno da Veiga (Jardim Jaraguá) e Dom Pedro 1º (Jardim Baronesa).
Outras seis vias acumulam quatro crimes cada uma nos últimos 12 meses. São três avenidas: Charles Schnneider (São Lucas), Monteiro Lobato (Estiva) e Vila Rica (Estiva). Mais a Estrada do Barreiro e duas ruas Doutor João Batista Ortiz Monteiro (Bonfim) e Pedro Malazartes (Gurilândia).
BAIRROS.
De acordo com os dados da SSP, 32 bairros de São José tiveram 721 roubos e furtos de veículos nos últimos 12 meses, nada menos do que 54% do total da cidade, que chegou a 1.328 crimes – 143 roubos e 1.185 furtos.
O Satélite, na zona sul, é disparado o local com mais crimes, acumulando 85 registros nos últimos 12 meses. Também na zona sul, o Bosque dos Eucaliptos tem 44, o Parque Industrial anota 39 e o Jardim Morumbi fechou com 38.
O Centro aparece com 31 e depois mais três bairros da zona sul: Chácaras Reunidas (30), Campo dos Alemães (29) e Jardim América (29).
Na sequência estão o Jardim das Indústrias (oeste/29), Jardim Bela Vista (central/22), Jardim Santa Inês (leste/22), Aquarius (oeste/22), Vila Industrial (leste/22), Dom Pedro (sul/21) e Jardim Oswaldo Cruz (central/20).
CENTRO.
De acordo com os dados da SSP, 15 bairros de Taubaté tiveram 311 roubos e furtos de veículos nos últimos 12 meses, nada menos do que 64% do total da cidade, que chegou a 484 crimes – 148 roubos e 336 furtos.
O Centro é disparado o bairro com mais crimes, acumulando 57 registros nos últimos 12 meses. O bairro da Independência tem 39, seguido de Estiva (27), Três Marias (24) e Belém (20).
Cinco bairros têm 18 crimes cada um em 12 meses: Aeroporto, Água Quente, Areão, Bonfim e São Gonçalo. E depois aparecem os bairros de São José (16), Piracangaguá (12), Jardim das Nações (9), São Lucas (9) e Gurilândia (8).