Reuters – 24/02/2022 às 09:22 – Foto: Reprodução / CNN

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,1% nos três meses até dezembro, um recuo de 1,5 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior (12,6%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (24).

O resultado para o trimestre veio em linha com a mediana das previsões do mercado, que apontava para 11,2% no período.

Já a taxa média anual foi de 13,2%, o que indica uma tendência de recuperação frente à de 2020, pior momento da pandemia, e quando a taxa ficou em 13,8%, diz o instituto. Apesar a melhora, a taxa anual é a segunda maior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012, e fica acima da registrada em 2019 (12%), período pré-Covid.

“Em 2021, com o avanço da vacinação e a melhora no cenário, houve crescimento do número de trabalhadores, mas ainda persiste um elevado contingente de pessoas em busca de ocupação”, diz a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, em nota.

*Em atualização