O Boletim Unificado de Acidente de Trânsito (BATEU) acaba de ser ampliado, passando a atender, também, as estradas estaduais do Paraná. Com o novo Sistema, o usuário que se envolver em um acidente de trânsito que não tenha deixado pessoas feridas pode fazer o registro pela internet, sem a necessidade de aguardar uma viatura no local. Além disso, o sistema, que já funciona para acidentes em área urbana (BATEU Urbano) também ganhou uma nova funcionalidade: o registro de acidentes envolvendo bicicletas e patinetes elétricos.

Para marcar a ampliação do serviço, foi realizada uma solenidade na sede do Detran, em Curitiba/PR, que contou com a presença do Diretor Executivo do Sindseg PR/MS, Ramiro Fernandes Dias.

Mais amplo
Com a migração do Sistema BATEU Urbano para a plataforma do Paraná Inteligência Artificial (PIA), o cidadão terá mais comodidade e segurança com seus dados e serviços.

O novo sistema permite o acesso a qualquer momento a boletins registrados, podendo editar, modificar e adicionar dados e fotos. Outra importante mudança é que permite que o registro de boletins e ocorrências de acidentes sem vítimas por usuários de bicicletas, patinetes e outros meios de transporte.

Mais uma novidade é o sistema BATEU Rodoviário, que permite o registro de acidentes sem vítimas ocorridos em rodovias estaduais pela internet, facilitando a vida do cidadão, que não precisa mais se deslocar da cidade ou estado para realizar o BATEU. Para utilizar o Sistema BATEU, o cidadão precisa ser cadastrado no PIA e depois registrar o BATEU para acidentes sem vítimas. Na sequência, receberá uma guia de recolhimento por e-mail e, logo após o pagamento, o Boletim também será encaminhado automaticamente ao seu e-mail.

Para o Comandante do Batalhão da Polícia de Trânsito, Tenente Coronel Mário Henrique do Carmo, “é uma satisfação estar mais uma vez inovando, acrescentando ao BATEU Urbano a questão da bicicleta e patinetes, além dos veículos de tração animal, que antes não eram contemplados pelo sistema”. Segundo o Comandante, os novos dados irão melhorar substancialmente as estatísticas, uma vez que eles darão acesso também aos números que envolvem acidentes com este tipo de veículo.

Júlio Filho – Assessor de Comunicação do Sindseg PR/MS