Representantes do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) pediram apoio do Sindseg – PR/MS para as campanhas de fiscalização e conscientização que serão executadas em várias cidades do Paraná durante a Semana Nacional do Trânsito.
A campanha ocorre sempre no mês de setembro e, esse ano, o tema deverá ser “Nós somos o trânsito”. Em conjunto com Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), entidades de classe e ONG`s, o Detran/PR vai organizar blitzes em várias cidades do estado focadas no combate ao álcool e direção.
“Ocorre que em cidades menores do interior do estado, a Polícia não dispõe de guinchos para recolher os veículos eventualmente apreendidos nas blitzes. A ideia é poder contar com o apoio das seguradoras para que disponibilizem seus guinchos durante a campanha”, explicou o diretor geral do Detran/PR,  Marcelo Panizzi.
Essa demanda foi apresentada aos representantes do Sindseg – PR/MS em uma reunião na sede do Detran/PR na última terça-feira (14) com participação do diretor 2º secretário do Sindicato, João Maranhão Neto, e do diretor executivo, Ramiro Dias, além do assessor militar do Detran/PR, Major Klemtz,  do responsável pela comunicação social do órgão, Marlon Litvinski e do coordenador da Divisão de Programas Educativos para o Trânsito do Detran/PR, Larson Orlando.
Panizzi ressaltou que o Sindicato das Seguradoras é um parceiro antigo do Detran/PR e poderá colaborar bastante para que a campanha alcance seus objetivos. “Nós estamos chamando todos os parceiros para montarmos agora na Semana Nacional de Trânsito toda uma estrutura com campanhas educativas, blitzes de fiscalização contra o álcool no trânsito, e o Sindseg é um parceiro bem forte para apoiar nesse trabalho e podermos levar a fiscalização para o maior número de municípios possíveis”, completou Panizzi.
O Diretor Executivo do Sindseg – PR/MS, Ramiro Dias, explicou que é de total interesse das seguradoras medidas educativas e de fiscalização que possam melhorar a segurança no trânsito. “Não é só pela questão financeira, apenas 25% da frota é segurada, mas também pela importância social dessas campanhas para evitar mortes e o consequente desmantelamento de famílias, que o mercado segurador sempre se engajou em iniciativas para prevenir acidentes e aumentar a segurança no trânsito”, explicou Dias.
Ficou acertado na reunião que o Sindicato vai fazer um levantamento e encaminhar ao Detran/PR informando quais seguradoras vão poder colaborar com a campanha, além de precisar em quais cidades elas dispõem de veículos guincho em condições de participar do trabalho de fiscalização.
Etilômetros
Nos últimos dois anos o Governo do Paraná investiu R$ 16 milhões na compra de 756 etilômetros, de forma que, atualmente, todas as cidades do estado podem contar com o equipamento. De acordo com o Major Klemtz, de 2016 para 2017 houve aumento na fiscalização resultando em um crescimento de 80% no número de pessoas flagradas dirigindo sob o efeito de álcool, no estado. Segundo o Major, no mesmo período, os índices de acidentes caíram cerca de 15%.
A campanha
A Semana Nacional do Trânsito ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro. O encerramento da campanha, dia 25/9, é oficialmente o Dia Nacional do Trânsito. O principal objetivo é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).