SBD – dezembro de 2023

Intitulada de “Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção”, ação educativa reúne diversas iniciativas de conscientização ressaltando a necessidade da prevenção aos danos causados pelo sol nos diversos tipos de pele.

O Brasil vem enfrentando fortes ondas de calor mesmo antes da chegada do verão, aumentando a atenção dos cuidados com a saúde. Em diversas situações do dia a dia, seja a lazer ou no trabalho, a proteção aos efeitos do sol é fundamental não só para evitar manchas e envelhecimento precoce, mas para prevenir doenças como o câncer de pele, o mais incidente no país, com cerca de 185 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Tradicionalmente lançada no último mês do ano, quando se inicia oficialmente o verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início a mais uma campanha Dezembro Laranja para alertar a população sobre a importância dos cuidados individuais para os diferentes tipos de pele durante todo o ano, especialmente quando falamos de proteção solar em um país tão diverso como o Brasil, com uma população com diferentes tipos de pele.

Intitulada de “Seu sol, sua pele, sua proteção. Cada um com a sua prevenção”, a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir da incidência dos raios solares de forma responsável, independentemente do tipo de pele. “Pessoas com todos os tipos de pele devem tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol”, ressalta o Dr. Heitor Gonçalves, presidente da SBD.

O Coordenador da CampanhaDezembroLaranja 2023, Dr. Carlos Barcaui, lembra que os homens, principalmente em situações não recreativas, têm mais dificuldade em usar o protetor solar. As mulheres são mais receptivas. “Queremos com a campanha reforçar as medidas para todos os momentos de exposição ao sol, não apenas na hora do lazer. As pessoas também precisam evitar o pico de raios ultravioleta, das 10h às 15h, e usar filtro solar com fator de proteção acima do FPS30”, ensina o Dr. Barcaui.

#DezembroLaranja

Além de reunir informações em uma página dedicada à campanha em seu site (https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/), durante todo o mês de dezembro serão publicadas informações, esclarecimentos e dicas de fotoproteção nas redes sociais da SBD (Instagram, Facebook e Youtube). Assim como nos anos anteriores, personalidades e lideranças em suas áreas de atuação estão sendo convidadas a aderir ao movimento e diversos monumentos nacionais serão iluminados de laranja, cor símbolo da ação, reforçando a importância da conscientização. Toda população pode engajar compartilhando conteúdos e divulgando a hashtag #dezembrolaranja.

“Queremos reforçar as medidas fotoprotetoras para uma pele saudável. A fotoproteção atenua os efeitos do fotoenvelhecimento e previne manchas solares. Além, é claro, de prevenir o câncer de pele. A ideia é criar o hábito também naqueles que acham que não precisam se prevenir do câncer de pele. É uma campanha educativa para diminuir a exposição à radiação ultravioleta, incentivando o uso do filtro solar, de roupas com proteção UV, além de chapéus e bonés. A proteção ao sol deve ser um hábito”, destaca Dr. Barcaui, coordenador da campanha.

Atendimento gratuito

Uma das iniciativas mais relevantes será realizada no dia 2 de dezembro, quando 3.500 médicos dermatologistas e voluntários de todo o Brasil prestarão atendimento gratuito para diagnóstico do câncer de pele. As consultas serão realizadas em cerca de 110 postos espalhados pelo país. O mutirão de atendimentos é realizado pela SBD desde 1999 e já beneficiou mais de 600 mil pessoas. A previsão é de que cerca de 26 mil pessoas sejam atendidas pela ação este ano.

“Foi desse mutirão que surgiu a ideia de consolidar o movimento do Dezembro Laranja, em 2014. A SBD quis ampliar essa importante iniciativa de conscientização com uma campanha não restrita ao dia dos atendimentos, mas que pudesse abranger um número maior de pessoas com informação de qualidade. Câncer de pele mata e muita gente ainda não sabe isso”, ressalta o Dr. Heitor Gonçalves.

São patrocinadores da Campanha as empresas Hypera, (detentora da marca Episol), Kenvue (detentora das marcas Neutrogena, Sundown e Neostrata) e L’Oreal (detentora da marca La Roche Posay).

Sobre o câncer de pele

Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer de pele não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente.

Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença , que pode se manifestar como uma pinta ou mancha.

Informação e prevenção são fundamentais para prevenir a doença. Em casos suspeitos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a consulta com um médico dermatologista associado, que pode ser localizado no site https://www.sbd.org.br/.