Revista Cobertura – Por 11/01/2025 as 10:18

Em 12 de janeiro, comemora-se o Dia do Bombeiro Civil, após a promulgação da Lei Federal 11.901/2009 que regulamentou a profissão. Muito além das imagens de pessoas com extintores na mão, na tentativa de apagar grandes incêndios, os bombeiros civis têm uma ampla gama de atividades na prevenção de acidentes e proteção de patrimônios.

Hoje, os bombeiros civis atuam em empresas, shopping centers, casas de shows e espetáculos, hipermercados, lojas de departamentos, eventos e campi universitários, entre outros. O profissional é responsável pela gestão dos riscos de incêndios e outras situações de potencial emergência.

“Ele cuida dos equipamentos de combate ao fogo, acompanha atividades que envolvem riscos de acidentes, auxilia no desenvolvimento de planos de emergências e orienta a população sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros”, informa Vinicius Freitas, diretor de Operações do Grupo GR.

Os bombeiros civis também prestam socorro às vítimas de acidentes. Eles podem realizar o primeiro atendimento até a chegada de resgate especializado. Podem atuar também em outras situações de emergência como vazamentos de produtos químicos e desabamentos. “Em algumas localidades, como no estado de São Paulo, existe a obrigatoriedade de contratação deste profissional conforme o tamanho de cada estabelecimento.”

Para atender à demanda, o Grupo GR – especializado em segurança patrimonial e terceirização de serviços – tem um contingente expressivo de bombeiros civis em seu quadro de colaboradores. Todos passam por treinamentos regulares, são estimulados a desenvolverem suas carreiras e têm a chance de atuarem em centenas de clientes. “Sua atuação é fundamental para garantir a segurança e a proteção de pessoas e patrimônios”, afirma Freitas.